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Informações para Estudantes

NOTÍCIAS PARA ESTUDANTES

Avisos e outras mensagens importantes para o dia a dia na FPCEUP

Horário de Funcionamento - Agosto 2023:

Segunda a Sexta-feira:

9h00-13h00

14h00-18h00

Sábados: ENCERRADA

  • NOTA: 14 a 18 de Agosto - ENCERRADA

A partir do próximo dia 24 de julho decorrerá o processo de renovação de inscrições para o ano letivo de 2023/2024.

LICENCIATURAS, MESTRADOS (EXCETO 1.º ANO / 1.ª VEZ DO MESTRADO EM PSICOLOGIA) E DOUTORAMENTOS

Renovação da inscrição em frequência - 24 de julho a 4 de agosto de 2023

NOTA: os estudantes da Licenciatura em Psicologia que tenham entre 165 ECTS e 180 ECTS, devem fazer obrigatoriamente a inscrição nas UC’s de Licenciatura, neste período.


ESTUDANTES DE 1.º ANO / 1.ª VEZ DO MESTRADO EM PSICOLOGIA

Afixação da lista seriada: 2 de agosto

Afixação da lista de colocação nas áreas de especialização: 4 de agosto

Inscrição em frequência nas UC’s (1.º e 2.º semestre): 7 a 11 de agosto

Pedido de estatuto de trabalhador estudante: Até 11 de agosto

Inscrição em horários/turmas

  • 6 de setembro – das 10h às 17h – Estudantes com estatutos especiais
  • 7 de setembro – das 10h às 17h – Restantes estudantes


INSCRIÇÕES ONLINE

Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos

Mestrado em Psicologia: 1.º ano / 1.ª vez

Prazo de inscrição: 13 a 20 de julho de 2023

Poderão aceder à época especial de conclusão de ciclo de estudos e de exames ao abrigo de estatutos especiais (época I) os estudantes inscritos no ano letivo de 2022/2023 nas seguintes situações:

  • Pretendem entregar a Dissertação/Relatório/Projeto para conclusão do ciclo de estudos - ver Calendário de avaliações: Seminário de Projeto, Dissertação, Projeto e Relatório de Estágio;
  • Necessitem da aprovação no máximo de 21 ECTS ou 2 Unidades Curriculares (semestrais ou anuais) para conclusão do ciclo de estudos, aplicando-se aquele que for mais favorável para o estudante; *
  • Estudantes com Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais (quando a possibilidade de acesso à Época Especial se encontra determinada no respetivo Acordo de Medidas Compensatórias) - não existindo limite no número de Unidades Curriculares a realizar; *
  • Estudantes com Estatuto de Estudante-Atleta da U. Porto podem requerer a inscrição até 3 exames anuais por ano letivo, ou equivalente (exame ou outra tipologia de avaliação), ou até um máximo de 21 créditos ECTS, aplicando-se aquele que for mais favorável para o estudante; *
  • Estudantes com estatuto de Dirigente Associativo Juvenil podem requerer a inscrição até 5 exames, por ano letivo, em época especial, com limite máximo de 2 exames por unidade curricular;
  • Os Trabalhadores-Estudantes podem requerer a inscrição até 5 exames, por ano letivo, em época especial, com limite máximo de 2 exames por unidade curricular; *
  • Estudantes com reconhecimento excecional de condição especial, nos termos do artigo 14.º do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto.

* Os estudantes apenas poderão realizar inscrição em época especial em unidades curriculares com “avaliação apenas por exame final” ou “avaliação distribuída com exame final” referindose a avaliação apenas à componente de exame final. Mais se informa que a presente época é apenas destinada a exames para obtenção de aprovação (e não melhoria de classificação). As avaliações decorrerão de 01 a 15 de setembro de 2023.

Condições de inscrição:

  • Realizar a inscrição online no prazo definido para o efeito – de 13 a 20 de julho de 2023. Às inscrições submetidas fora desse prazo será aplicada a multa prevista na Tabela de Taxas e Emolumentos da U. Porto (para a prática de atos fora do prazo) de acordo com a data de submissão da inscrição.
  • A inscrição está sujeita ao pagamento do emolumento de inscrição (12€ por cada unidade curricular) até 48h antes da data fixada para a realização da avaliação. O pagamento é feito através de referência multibanco gerado na sua conta corrente ou diretamente na Tesouraria.
  • Os estudantes que se inscrevam em época especial e não procedam ao pagamento do emolumento devido até 48h antes da data fixada para a realização da avaliação ficam impedidos de realizar essa avaliação, porém não ficam isentos do pagamento daquele emolumento. O mesmo se aplica em caso de não comparência/desistência.

A candidatura à atribuição de bolsa de estudo para o ano letivo 2023/2024 deve ser submetida, no portal da DGES (https://www.dges.gov.pt/wwwBeOn/ )

  1. Entre 25 de junho a 30 de setembro;
  2. Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
  3. Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta, no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágios profissionais;

Ocorrendo inscrição antes de 30 de setembro, a submissão do requerimento poderá ser realizada no prazo de 20 dias úteis , mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data.

A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.

O regulamento pode ser consultado em DGES ( https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacoes?plid=373 )

CREDENCIAIS DE ACESSO

Caso já tenha concorrido à atribuição de uma bolsa de estudos através da plataforma BeOn em ano letivo anterior, poderá utilizar as suas credenciais (continuam ativas) diretamente através da sua página pessoal em https://www.dges.gov.pt/wwwbeon/

Se é estudante da U. Porto e se não tem credenciais de acesso : deverá preencher e enviar (a partir de 25 de junho) o seguinte formulário.

As credenciais serão enviadas para o e-mail indicado pelo candidato aquando do pré-registo.

Algum esclarecimento adicional deverá enviar um e-mail para [email protected].”

Informamos que a aplicação “Virtual Cafe”, disponível nas máquinas de vending, deixará de estar ativa a partir do dia 23 de junho, sexta-feira.
Mais informamos que, no caso de possuir dinheiro em cartão na aplicação, poderá solicitar o seu ressarcimento através da Tesouraria da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
Foi-nos dada a indicação de que a suspensão será temporária, e implicará uma reformulação da APP, sendo previsível a sua disponibilização no inicio do próximo ano letivo.
Pedimos desculpa pelo incómodo.

ÁREA ACADÉMICA

Acesso rápido a links úteis no dia a dia da FPCEUP

Inquéritos Pedagógicos

Tendo em vista o contínuo melhoramento da qualidade do ensino dos nossos cursos, a Universidade do Porto realiza semestralmente um Inquérito Pedagógico a todos os estudantes. No final de cada semestre e no período definido para o efeito, o inquérito pedagógico fica disponível, nesta secção.

Inquéritos de Satisfação

No quadro de uma política de qualidade regida pelo princípio da orientação para o utilizador, que visa corresponder de forma otimizada às necessidades e expectativas de quem nos procura, e pelo principio da melhoria contínua, que pretende, sistematicamente, identificar oportunidades de melhoria e implementar as ações necessárias para o atingir, a satisfação dos/as nossos/as estudantes é uma das prioridades do trabalho de docentes e de pessoal não docente da FPCEUP.

É neste âmbito que estamos a iniciar a disponibilização online de inquéritos que visam conhecer o vosso grau de satisfação com alguns serviços da Faculdade: o vosso contributo vai permitir-nos aferir as práticas existentes e implementar soluções alternativas que possam corresponder, cada vez melhor, às vossas necessidades e desafios. As vossas respostas são uma via para nos informar sobre o que está menos bem, mas também contamos convosco para nos darem sugestões e assinalarem o que consideram que está bem.

Neste primeiro momento encontrarão disponíveis os inquéritos para os serviços de Biblioteca, Académico e de Relações Internacionais e Mobilidade (ver abaixo); Também no Sigarra, no sítio de cada um destes serviços, estará disponível, em permanência, um menu no lado direito “Inquérito de Satisfação com o Serviço”. Por favor, utilizem-no sempre que tenham algo positivo ou negativo a dizer. Os resultados serão analisados trimestralmente e o relatório respetivo será disponibilizado no mesmo local, assim como, se for o caso, as medidas de melhoria implementadas.

A vossa colaboração é para nós preciosa e imprescindível, sendo, simultaneamente, uma responsabilidade para todos os que, na qualidade de utilizadores ativos, conscientes e intervenientes, decidam participar.

O preenchimento deste questionário é importante para a melhoria de todos os serviços: