ÁREA ACADÉMICA
Links úteis
AVISOS E OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Os Inquéritos Pedagógicos da Universidade do Porto (IPUP) referentes ao 2.º semestre deste ano letivo já se encontram disponíveis para preenchimento até ao dia 19 de setembro de 2025. O inquérito é confidencial.
Os estudantes podem avaliar as Unidades Curriculares através do preenchimento do inquérito, disponível na página pessoal do estudante no SIGARRA. Para aceder, os estudantes devem:
- autenticar-se no site da(s) respetiva(s) Unidade(s) Orgânicas com o utilizador e senha institucionais;
- após autenticação, será visualizado o módulo dos inquéritos. Em alternativa, podem também encontrar na área pessoal, em “Opções”, a opção “Inquéritos Pedagógicos”.
- para avaliar as unidades curriculares e docentes, devem preencher um inquérito pedagógico por cada Unidade Curricular do 2º semestre ou anual em que se encontram inscritos.
O preenchimento dos IPUP é um meio dos estudantes se envolverem na comunidade U. Porto e na melhoria contínua do ensino-aprendizagem, permitindo reconhecer o esforço dos docentes e diagnosticar áreas de melhoria.
Para mais informações, visite o site da Inovação Educativa de U.Porto.
As eleições têm lugar no dia 11 abril, das 10:00 às 20:00, no Piso Zero (corredor, junto à reprografia).
Nova formação em formato BIP (Blended Intensive Programme)
destina-se a estudantes dos 2.º e 3.º ciclos da U.Porto: Projeto INES, candidaturas até 6 abril
As novas substâncias psicoativas (NSP) representam um grupo grande e crescente de compostos químicos, principalmente de natureza sintética, caracterizados por propriedades farmacológicas e toxicológicas particularmente perigosas para a saúde dos consumidores.
A nível europeu, estima-se que cerca de 5% dos jovens europeus com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos já tenham consumido, pelo menos, uma destas novas drogas (Flash Eurobarómetro, 2011). O Relatório ESPAD (2015) identificou, por exemplo, um número crescente (3-4%) de estudantes de 15 a 16 anos em 24 países europeus que consomem frequentemente NSP.
A maioria dos “novos consumidores” de NSP provém do grupo etário dos 15-16 anos, pelo que a escola pode certamente representar um ambiente importante onde se podem melhorar os conhecimentos e desenvolver estratégias eficazes para promover a agência dos estudantes, a capacidade reflexiva dos estudantes e as competências essenciais para combater o abandono escolar precoce e o abuso das substâncias acima referidas.
O projeto Innovative teaching and learning paths for the prevention of new drugs abuse (INES) visa criar as condições para apoiar a criação de redes de colaboração entre professores, peritos externos e estudantes para encontrar, testar, adaptar e utilizar (no âmbito de fluxos de trabalho de ensino comuns) estratégias e recursos didácticos para abordar o problema das NSP.
A formação, em formato BIP – Blended Intensive Programme, resulta da parceria entre as seguintes Instituições de Ensino Superior:
INSTITUIÇÃO COORDENADORA:
Universidade de Bolonha
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS:
Universidade da Transilvânia
Universidade do Porto
Charles University, Praga
Universidade de Málaga
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
No final da formação, os/as formandos/as deverão adquirir as seguintes competências:
– Conhecer o significado e o valor dos Recursos Educativos Abertos;
– Conhecer os riscos para a saúde associados à disseminação das NSP;
– Identificar as peculiaridades de uma abordagem de investigação interdisciplinar que aborde a questão das NSP, explorando uma pluralidade de perspectivas e modelos de intervenção;
– Descrever as características dos canabinóides sintéticos, dos análogos da catinona e das fenetilaminas;
– Descrever os efeitos tóxicos do consumo de NSP;
– Identificar os principais canais de distribuição de NSP (por exemplo, a darkweb);
– Identificar exemplos de representação da toxicodependência nos principais canais (cinema, música, jogos de vídeo, etc.);
– Conhecer o papel da alimentação como promotor de um envelhecimento saudável.
A formação abordará especificamente:
– Classificação e categorização dos NPS;
– Efeitos tóxicos e avaliação dos riscos;
– Canais de difusão;
– Representação do uso de NPS em canais de difusão.
DESTINATÁRIOS:
Estudantes do 2º e 3º ciclo, em programas interdisciplinares com a educação.
INFORMAÇÕES:
Data de início e fim:
– componente presencial – de 30/06/2025 a 04/07/2025 (5 dias), a decorrer em Bolonha com disponibilidade de financiamento;
– componente virtual – entre 30/04/2025 e 20/06/2025.
Créditos – 3 ECTS
Nível de Inglês exigido: B2
O curso poderá ser objeto de creditação nos diferentes ciclos de estudo, de acordo com indicações dos Diretores de Curso.
Os candidatos interessados em frequentar a formação deverão formalizar a candidatura através do envio de email para:
[email protected] – até 6 de abril, anexando informação curricular, número de estudante e carta de motivação.

A Mentoria U.Porto lançou, os questionários de monitorização e avaliação do Programa, para Mentores e Mentorados, referentes ao ano letivo 2023/2024.
Estes questionários visam acompanhar o funcionamento e a evolução do Programa Transversal de Mentoria Interpares a nível da Universidade do Porto e nas várias faculdades/residências que o integram, sendo dirigido aos mais de 5 mil estudantes da Universidade do Porto que integram a Mentoria U.Porto, não tendo como objetivo a avaliação individual dos mentores nem mentorados do Programa.
Desta forma, gostaríamos de solicitar, se possível, a divulgação dos mesmos nas vossas redes sociais, portal/Sigarra e, por outras vias que considerem pertinentes para a sua difusão.
Este é um contributo essencial para a melhoria contínua do Programa de Mentoria U.Porto.
Em anexo, enviamos alguns materiais de divulgação (em formato banner, feed e storie) e de seguida, os links de acesso aos dois questionários (de mentores e mentorados).
Questionário para Mentores: https://psicologia.fra1.qualtrics.com/jfe/form/SV_6X6gTww0QNFBgbQ
Questionário para Mentorados: https://psicologia.fra1.qualtrics.com/jfe/form/SV_5p8pIeo2IQrs8oC
Desde já, agradecemos a atenção.
EN
U.PORTO MENTORING MONITORING AND EVALUATION QUESTIONNAIRES
Mentoria U.Porto has launched the programme's monitoring and evaluation questionnaires for mentors and mentees for the 2023/2024 academic year.
These questionnaires aim to monitor the functioning and evolution of the Transversal Peer Mentoring Programme at the University of Porto and in the various faculties/residencies that are part of it. They are aimed at the more than 5,000 students at the University of Porto who are part of Mentoria U.Porto, and do not aim to assess the individual mentors or mentees of the Programme.
We would therefore like to ask you, if possible, to publicise it on your social networks, portal/Sigarra and in any other way you consider relevant.
This is an essential contribution to the continuous improvement of the U.Porto Mentoring Programme.
Attached are some publicity materials (in banner, feed and storie format) and then the links to the two questionnaires (for mentors and mentees).
Questionnaire for Mentors: https://psicologia.fra1.qualtrics.com/jfe/form/SV_6X6gTww0QNFBgbQ
Mentor Questionnaire: https://psicologia.fra1.qualtrics.com/jfe/form/SV_5p8pIeo2IQrs8oC
Thank you in advance for your attention.
A proibição de praxes académicas dentro das instalações da Universidade do Porto "que atentem contra a dignidade, liberdade e direitos dos estudantes, nem que impliquem a diferenciação entre estudantes aderentes ou não aderentes "à praxe"."
O Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto vem por este meio tornar público o Despacho_2024 do Sr. Reitor sobre a praxe académica na Universidade do Porto.
Relembramos toda a comunidade que não serão permitidas atividades de praxe nas instalações da FPCEUP que ponham em causa a dignidade e o valor da pessoa humana, a liberdade e os direitos inalienáveis dos estudantes, sob pena de infração disciplinar.
Apela-se, pois, à solidariedade e ao respeito por todos e por cada um, para que o início desta nova etapa da vida dos nossos estudantes seja pleno e inclusivo.
Inquéritos de Satisfação
No quadro de uma política de qualidade regida pelo princípio da orientação para o utilizador, que visa corresponder de forma otimizada às necessidades e expectativas de quem nos procura, e pelo principio da melhoria contínua, que pretende, sistematicamente, identificar oportunidades de melhoria e implementar as ações necessárias para o atingir, a satisfação dos/as nossos/as estudantes é uma das prioridades do trabalho de docentes e de pessoal não docente da FPCEUP.
É neste âmbito que estamos a iniciar a disponibilização online de inquéritos que visam conhecer o vosso grau de satisfação com alguns serviços da Faculdade: o vosso contributo vai permitir-nos aferir as práticas existentes e implementar soluções alternativas que possam corresponder, cada vez melhor, às vossas necessidades e desafios. As vossas respostas são uma via para nos informar sobre o que está menos bem, mas também contamos convosco para nos darem sugestões e assinalarem o que consideram que está bem.
Neste primeiro momento encontrarão disponíveis os inquéritos para os serviços de Biblioteca, Académico e de Relações Internacionais e Mobilidade (ver abaixo); Também no Sigarra, no sítio de cada um destes serviços, estará disponível, em permanência, um menu no lado direito “Inquérito de Satisfação com o Serviço”. Por favor, utilizem-no sempre que tenham algo positivo ou negativo a dizer. Os resultados serão analisados trimestralmente e o relatório respetivo será disponibilizado no mesmo local, assim como, se for o caso, as medidas de melhoria implementadas.
A vossa colaboração é para nós preciosa e imprescindível, sendo, simultaneamente, uma responsabilidade para todos os que, na qualidade de utilizadores ativos, conscientes e intervenientes, decidam participar.