Avançar para conteúdo principal

Centros de Investigação - CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto

Tem como missão produzir investigação psicológica de acordo com os mais elevados padrões internacionais de qualidade e desenvolver intervenções e recursos baseados em evidência para promover o bem-estar dos indivíduos, grupos e comunidades e contribuir para uma sociedade diversa e socialmente justa.

Faixa das áreas do Centro de Psicologia da U.Porto

O Centro dispõe de sete laboratórios/centros de recursos e acolhe cinco Grupos de Investigação que conduzem investigação básica e aplicada em dimensões psicológicas e sociais centrais da vida humana:

• Cultura, Normatividade e Diversidade (Laboratório de Psicologia Social & Atelier de Psicologia do Trabalho);
  • Desenvolvimento e Educação (Centro de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança);
  • Dinâmicas Relacionais, Processos de Mudança e Bem-estar (Laboratório de Investigação em Psicoterapia & Laboratório de Reabilitação Psicossocial);
  • Neurocognição e Linguagem (Laboratório da Fala);
  • Sexualidade Humana (Sexlab).

Integrados em redes internacionais, os grupos aliam conhecimentos, métodos e técnicas complementares. Ainda que especializados nas suas áreas temáticas, os Grupos colaboram também em projetos de interesse comum e que procuram responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030 da ONU.

A missão voltada para desafios atuais também se traduz em colaborações próximas com outros atores e parceiros, tais como instituições educativas e de saúde, ONGs e outros agentes civis, autoridades locais e nacionais. Estas colaborações frutíferas asseguram ao centro uma ampla plataforma para desenvolver, implementar e avaliar intervenções psicológicas em contextos diversos; advogar pela diversidade e justiça social; e informar a definição de políticas públicas.

Centro de Psicologia da Universidade do Porto

CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, s/n