Avançar para conteúdo principal

Inclusão e diversidade - Plano para a igualdade de género da U. Porto

Testo explicativo sobre o Plano para a igualdade de género da U. Porto

A Universidade do Porto integrou em 2021 o consórcio do projeto RESET - Redesigning Equality and Scientific Excellence Together - composto por sete universidades europeias e financiado pela ação SWAFS-09-2018-2020. O projeto RESET, que decorrerá até 31 de dezembro de 2024, tem como principal missão a promoção da igualdade de género e o desenhar, implementar e avaliar de Planos para a Igualdade de Género [GEP] em cada uma das instituições participantes.

O primeiro Plano para a Igualdade de Género da Universidade do Porto - UP Igualdade - e o projeto RESET assentam a sua ação numa visão interseccional e numa metodologia de co-design. Isto traduz-se na definição de ações que visam desafiar não só os enviesamentos associados ao género como também a outras dimensões de diversidade, tais como idade, diversidade funcional, orientação sexual e etnia, promovendo uma comunidade U.Porto mais inclusiva. Em termos de abordagem metodológica, o processo de conceção do Plano para a Igualdade de Género tem assentado em abordagens participativas, de auscultação, envolvimento e criatividade colaborativa.

Durante o seu funcionamento, o projeto RESET tem-se dedicado à recolha de dados que analisam as dimensões de integração de género na U.Porto e apresentado os seus resultados sob a forma de infografias:

Com a condução de uma recente recolha de dados até janeiro de 2024, este projeto procura avaliar o impacto da implementação do primeiro Plano para a Igualdade de Género e desenhar uma nova versão a ser implementada a partir de janeiro de 2025.

Qualquer contributo pode ser enviado para [email protected].