Avançar para conteúdo principal

Inclusão e diversidade - Guia para a utilização de linguagem inclusiva

A linguagem é uma ferramenta essencial para a comunicação humana, contribuindo para a forma como socialmente organizamos significados, sendo, ao mesmo tempo, moldada pelas mudanças sociais e estruturais. Seguindo esta perspetiva, a linguagem pode ser lida como uma ferramenta afirmativa, capaz de contribuir para a emancipação e inclusão de identidades socialmente minorizadas e vulnerabilizadas. Reconhecendo estas necessidades e a linguagem como algo vivo, adaptável e mutável, o projeto RESET - Redesigning Equality and Scientific Excellence Together - adaptou para a U.Porto o Guia para a Utilização de Linguagem Inclusiva.

Acessível a toda a comunidade académica através de acesso aberto, este documento inclui estratégias práticas de intervenção para a promoção de uma comunicação mais inclusiva e um conteúdo teórico de revisão bibliográfica sobre a temática.

O seu carácter dinâmico reflete-se no facto de ser aberto a contribuições e reflexões da comunidade que permitam, continuamente, melhorar a sua visão interseccional e apostar numa comunicação mais inclusiva e representativa da diversidade. Qualquer contributo pode ser enviado para [email protected].