No decurso dos anos, a FPCEUP passou a assumir uma presença constante nos diversos concursos levados a cabo por Entidades públicas e privadas que promovem a investigação, tendo se posicionado dentre as 3 Unidades Orgânicas da Universidade do Porto com maior número de projetos de investigação financiados em curso.
Este resultado reflete o esforço liderado pelas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UI), bem como da atividade levada a cabo pelos diferentes Laboratórios e demais estruturas de investigação sediados na FPCEUP.
As Unidades de Investigação e Desenvolvimento são ambas financiadas pela FCT e tem potenciado, para além da qualidade científica, uma crescente capacidade de angariação de financiamento para novos projetos I&D+i
A este nível, entre 2018 e 2022, a FPCEUP contratualizou um total de 142 novos projetos de I&D, com um financiamento captado superior a 16.6 milhões de euros.
Na construção desta cultura institucional para a promoção da investigação e no intuito de incentivar a participação dos/as estudantes do 1º ano em atividades de investigação científica, a FPCEUP oferece também um Programa de Iniciação à Investigação Científica (InIt).