Avançar para conteúdo principal

I&D - O que investigamos?

A Investigação desenvolvida na FPCEUP assume especial relevância e contribui para a constante atualização científica e pedagógica.

No decurso dos anos, a FPCEUP passou a assumir uma presença constante nos diversos concursos levados a cabo por Entidades públicas e privadas que promovem a investigação, tendo se posicionado dentre as 3 Unidades Orgânicas da Universidade do Porto com maior número de projetos de investigação financiados em curso.

Este resultado reflete o esforço liderado pelas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UI), bem como da atividade levada a cabo pelos diferentes Laboratórios e demais estruturas de investigação sediados na FPCEUP.

As Unidades de Investigação e Desenvolvimento são ambas financiadas pela FCT e tem potenciado, para além da qualidade científica, uma crescente capacidade de angariação de financiamento para novos projetos I&D+i

A este nível, entre 2018 e 2022, a FPCEUP contratualizou um total de 142 novos projetos de I&D, com um financiamento captado superior a 16.6 milhões de euros.

Na construção desta cultura institucional para a promoção da investigação e no intuito de incentivar a participação dos/as estudantes do 1º ano em atividades de investigação científica, a FPCEUP oferece também um Programa de Iniciação à Investigação Científica (InIt).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os investigadores da FPCEUP trabalham em equipas que promovem a interdisciplinaridade e que estão comprometidas em procurar respostas para os principais desafios globais e societais, em alinhamento com as prioridades dos programas de desenvolvimento europeus, especialmente o programa de investigação e inovação Horizonte Europa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Este alinhamento demonstra o compromisso absoluto da FPCEUP na promoção dos princípios de desenvolvimento sustentável através do ensino, investigação e inovação.

Do total dos 17 ODS, a investigação da FPCEUP encontra-se mais especialmente alinhada com os seguintes objetivos:

• ODS 3 — Saúde de qualidade;
  • ODS 4 — Educação de qualidade;
  • ODS 5 — Igualdade de Género;
  • ODS 13 — Ação Climática;
  • ODS 10 — Reduzir as Desigualdades;
  • ODS 11 — Cidades e comunidades sustentáveis.