Avançar para conteúdo principal

Quem somos

O Núcleo de Talento e Carreira é um serviço dedicado à promoção da empregabilidade ao longo da vida e do desenvolvimento de carreira de estudantes e diplomados da Universidade do Porto.

O que fazemos?

• Apoiamos os estudantes e diplomados a tornarem-se agentes ativos da construção das suas carreiras - carreiras alinhadas com seus valores, interesses e objetivos, aumentando assim a satisfação e a realização pessoal e profissional;
  • Mapeamos e disseminamos boas práticas desenvolvidas pelos serviços de carreira das Faculdades e outros serviços da Universidade, assim como de outras entidades, que contribuam para a promoção da empregabilidade;
  • Desafiamos estes serviços e entidades a refletirem sobre os desafios e tendências no mercado de trabalho e na área do desenvolvimento de carreira, e a co-construírem iniciativas inovadoras e ajustadas às necessidades dos diferentes públicos-alvo;
  • Procuramos desconstruir a ideia de que as carreiras são lineares. Consideramo-las como processos contínuos de desenvolvimento pessoal e profissional, moldadas por fatores individuais, sociais, culturais e económicos;

Conheça a equipa

A nossa equipa rege-se por valores assentes na ética profissional, compromisso, responsabilidade, igualdade e equidade.

Fernanda Correia

Psicóloga em Intervenção Vocacional, Desenvolvimento de Competências e Carreiras Sustentáveis (orientação, emprego, desemprego, transições, reforma) e Empregabilidade Inclusiva. Global Career Development Facilitator(EBCC). Membro do Conselho Consultivo para o Ensino Superior-Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos. Membro efetivo da OPP. Certificação Europeia em Psicologia Europsy. Licenciatura e Mestrado em Psicologia, FPCEUP. Consultora, docente, formadora e orientadora de estágios.

fotoFBC

Maria Inês Ferreira

Psicóloga e formadora com experiência em orientação vocacional e facilitação de carreira junto de estudantes do Ensino Superior. Experiência em desenvolvimento de competências transferíveis ao mercado de trabalho e organização de iniciativas ligadas à promoção de empregabilidade. Licenciada e Mestre em Psicologia pela Universidade de Aveiro. Membro efetivo da OPP com Certificado Europeu de Psicologia Europsy pela EFPA.

Maria Júlia Mello

Psicóloga com experiência em orientação vocacional e facilitação de carreira para estudantes universitários. Possui histórico em iniciativas de promoção da empregabilidade e entrada no mercado de trabalho, com foco em projetos de diversidade e inclusão. É licenciada pela FPCEUP e encontra-se atualmente a concluir o mestrado em Psicologia Organizacional, Social e do Trabalho. Trabalha com o Núcleo Talento e Carreira na modalidade de colaboradora externa.

Sofia Messias Varge

Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela U.Nova de Lisboa e mestre em Sociologia pela U.Porto, com uma dissertação sobre o tema do envelhecimento ativo e a transição para a reforma, efetuou mobilidade no Institute of Higher European Studies, Países Baixos. Tem experiência profissional na gestão de projetos nacionais e internacionais, tecnologias (portfólio de patentes) e eventos (divulgação de trabalho de investigação, feiras de emprego, entre outros).