Avançar para conteúdo principal

Rede Talento e Carreira U.Porto

Originalmente criado sob o nome Grupo de Trabalho para a Empregabilidade e Carreira, a Rede Talento e Carreira da U.Porto é, hoje em dia, composta pelo Núcleo de Talento e Carreira e pelos representantes e profissionais dos serviços de talento e carreira das faculdades.

Os serviços localizados nas diversas Faculdades da U.Porto desempenham um papel fundamental na promoção do sucesso académico e profissional dos seus estudantes. Cada serviço tem o seu funcionamento próprio, mas todos objetivam tanto auxiliar os estudantes na orientação de suas carreiras, como contactar com as entidades interessadas em realizar parcerias e conhecer os talentos U.Porto. O Núcleo de Talento e Carreira procura atuar em estreita colaboração com cada serviço para reflexão sobre os desafios e tendências emergentes no mercado de trabalho e na área do desenvolvimento de carreira e life-design e co-construção de princípios orientadores (estratégicos) para esta área. Saiba mais sobre cada serviço aqui.

Ainda que esta rede se circunscreva sobretudo aos serviços mencionados anteriormente, começam a ser realizados projetos com a participação de outros serviços dentro da U.Porto, entre eles:

• O Núcleo de Apoio à Inclusão;
  • Os serviços de Relações Internacionais;
  • Os Serviços Académicos;
  • A U.Porto Inovação.

Impulsionada pelo Núcleo de Talento e Carreira, esta rede constitui-se como um espaço comum para a construção e partilha de práticas, considerando as próprias dinâmicas de cada faculdade, e como base da construção de uma comunidade de carreira alargada, procurando consolidar relações de confiança e compromisso.

Entre os principais objetivos desta rede destacamos:

• A criação de uma agenda comum de partilha de informações sobre iniciativas e eventos na área da empregabilidade e carreira;
  • A co-criação de iniciativas diferenciadoras e customizáveis, baseadas nas boas práticas já desenvolvidas em algumas das faculdades e nas necessidades de outras;
  • A definição de um plano estratégico e operacional coerente e consistente para a área do talento e carreira e para a sua articulação e conexão com o “mundo” e mercado de trabalho.

A existência de uma visão e objetivos partilhados possibilita não só um trabalho de equipa colaborativo mais efetivo e eficaz, mas, também, benefícios mútuos como a rentabilização de recursos humanos e financeiros, desenvolvimento de novas valências e projetos e divulgação dos mesmos.

Projetos de Co-Criação

Os projetos de co-criação, desenvolvidos no seio desta rede, possibilitam dar resposta às necessidades das faculdades, dos seus estudantes, alumni e serviços em matéria de promoção de empregabilidade e desenvolvimento de carreiras e nivelar a aposta na promoção de empregabilidade e desenvolvimento de carreiras sustentáveis, em toda a U.Porto.

Destacamos entre estes projetos co-construídos:

• Programa de desenvolvimento de competências UPgrade (com o apoio da Unidade de Psicologia e de Ciências da Educação da FPCEUP) e Programa Peer2Peer (com o apoio do Núcleo de Apoio à Inclusão);
  • Mentoria Profissional da U.Porto para todos os estudantes, inclusive para os estudantes de Doutoramento;
  • Plataforma UP Doctoral Careers para apoio ao desenvolvimento de carreira de estudantes de doutoramento e Doutorados (com o apoio do Serviço de Consultoria de Psicologia do Trabalho da FPCEUP e i3S);
  • Conceção e/ou lecionação de Unidades Curriculares e Cursos dentro da U.Porto relacionados com a promoção da empregabilidade, desenvolvimento de carreira e competências transversais.

Reforço da Rede

Além destes projetos, o Núcleo de Talento e Carreira procura reforçar esta rede através da:

• Realização de encontros frequentes com vista: à auscultação e identificação de necessidades em cada uma das faculdades nestas áreas; reflexão sobre os desafios e tendências emergentes no mercado de trabalho e na área do desenvolvimento de carreira; partilha de iniciativas, parcerias e colaborações entre as faculdades e; co-construção de princípios orientadores (estratégicos) para a área do talento e carreira;
  • Participação em ações de formação certificadas e ações de team building para os técnicos e docentes da U.Porto a trabalharem na área do desenvolvimento de carreira e empregabilidade;
  • Integração dos membros desta rede em outras redes e projetos nacionais e internacionais.

A existência de uma Comunidade Talento e Carreira na U.Porto possibilita uma melhor compreensão das novas dinâmicas de mercado, das tendências de futuro, das competências valorizadas pelos empregadores e recrutadores, das novas formas de trabalho e profissões emergentes, bem como, contribui para a crescente e reconhecida importância dos projetos promotores de desenvolvimento de carreiras e de competências, e dos serviços que atuam na área do Talento e Carreira.