Avançar para conteúdo principal

Outras Redes

Um dos grandes objetivos do Núcleo de Talento e Carreira passa pela criação de redes colaborativas e estratégicas alargadas, integrando vários parceiros internos e externos, e mobilizar estas redes junto de outras instituições de ensino superior e junto de entidades e organismos locais, nacionais e internacionais.

Neste âmbito, temos procurado estabelecer conexões multinível com vista à criação e dinamização de ecossistemas promotores do desenvolvimento de percursos profissionais sustentáveis. Destacamos as conexões com:

Desenvolvimento e colaboração de várias ações no âmbito da empregabilidade, carreira e inclusão, entre elas, as atividades desenvolvidas pelo serviço TERA tais como:

  • Speed Recruitment - iniciativa de recrutamento e networking anual com o objetivo de aproximar os candidatos à procura de oportunidades de emprego das empresas;
  • Workshops temáticos - sobre empregabilidade, empreendedorismo, competências, entre outros;
  • Consultoria de Carreira - apoio individual à carreira dos munícipes;
  • Porto. for Talent Summer Academy - iniciativa criada para proporcionar uma aproximação gradual e diferenciadora entre estudantes do Ensino Superior e o tecido empresarial do Município do Porto.

Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), associações multissetoriais, como a Associação Empresarial de Portugal (AEP), e outras entidades privadas e públicas. Destacamos no âmbito das conexões com estas entidades a:

  • Consultoria que o Núcleo de Talento e Carreira tem realizado para a criação de gabinetes e serviços de apoio à empregabilidade em algumas destas entidades e no desenho de programas de intervenção, assim como a participação em eventos sobre “Empregabilidade e Carreira”, integrando painéis de discussão e dinamizando formações e workshops;
  • Co-construção do Projeto D de Eficiência - iniciativa colaborativa que reúne para além da Câmara Municipal do Porto, da U.Porto, através da Talento e Carreira, IEFP e AEP, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a Associação Salvador e o Instituto Politécnico do Porto. Este projeto visa a promoção da empregabilidade e integração de pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho, pela capacitação das mesmas e pela sensibilização das entidades e sociedade para a importância da diversidade e da igualdade de oportunidades, incentivando a adoção de práticas inclusivas e a criação de ambientes de trabalho acessíveis.

Rede constituída por IES e parceiros que, desde 2013, tem promovido a partilha de boas práticas entre os diversos gabinetes de promoção de empregabilidade, procurando promover a empregabilidade dos jovens diplomados de forma mais eficaz e apostando na cooperação e complementaridade entre os seus membros.

No seio deste Consórcio, o Núcleo de Talento e Carreira e demais serviços de carreira da U.Porto têm partilhado as suas práticas, colocando a U.Porto como instituição de referência na área da promoção do desenvolvimento de carreira e empregabilidade. Têm participado no desenvolvimento de estudos, formações e eventos sobre a empregabilidade e carreira dos jovens universitários e co-organizado com o CME/ Fórum Estudante a Conferência Internacional para os serviços de Carreira Career in Action desde 2021.

Uma associação europeia de IES, consórcios de mobilidade e de organismos e entidades envolvidos na mobilidade de estágios internacionais e no domínio do desenvolvimento de competências e empregabilidade dos jovens europeus.

A U.Porto, enquanto membro representado através do Núcleo de Talento e Carreira, tem contribuído para a mobilidade internacional de estágios e a mobilidade internacional para fins de aprendizagem, disseminando estas oportunidades junto da comunidade académica da Universidade. Tem participado igualmente nas reuniões de partilhas de práticas e seminários e congressos para apresentação das suas práticas.

O Núcleo de Talento e Carreira procura, por meio destas e de outras conexões e integração em consórcios e redes:

  • Impulsionar o sucesso de projetos e iniciativas da Universidade no âmbito do talento e carreira, contribuindo igualmente para o sucesso dos projetos desenvolvidos pelos seus parceiros e projetos co-construídos, e para o maior alcance e visibilidade dos mesmos;
  • Contribuir para o acesso a uma maior diversidade de recursos e oportunidades, partilha de experiências e conhecimento e aprendizagem contínua;
  • Estimular a inovação e a criatividade e colaborações flexíveis.