Avançar para conteúdo principal

Projetos Financiados

Os projetos co-financiados desenvolvidos no Núcleo de Talento e Carreira da Universidade do Porto são o resultado do nosso compromisso com a inovação e a educação de alta qualidade.

Projetos em Curso

Financiamento Nacional


Descrição

O Programa Operacional Capital Humano (POCH) visa contribuir para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e para a coesão económica, social e territorial. Na U.Porto, o projeto apresenta uma agenda mobilizadora para a reconversão e atualização de competências (reskilling e upskilling) através da promoção do trabalho em rede de diversas estruturas institucionais.


Objetivos Núcleo Talento e Carreira

Responder ao desafio de melhorar a empregabilidade dos estudantes e fomentar atitudes, mentalidades e competências empreendedoras, através da ampliação de sinergias com o mercado de trabalho, criação de oportunidades de mobilidade entre o campus e as entidades empregadoras, e o aprofundar de referenciais pedagógicos para a capacitação em «forward looking skills».


Resultados

Implementação de oficinas de preparação para o mercado de trabalho, com o envolvimento de entidades empregadoras: Peer2Peer e UPgrade Challenge. Desenvolvimento de conteúdos para uma plataforma digital capaz de apoiar a promoção do desenvolvimento da empregabilidade ao longo da vida de estudantes e diplomados/as do 3.º ciclo de estudos, a UP Doctoral Careers.


Cronograma

maio 2022 - outubro 2023


Descrição

O projeto visa, na U.Porto, modernizar a oferta formativa, diversificando e melhorando as condições para a aprendizagem ao longo da vida, tanto na formação conferente de grau (1.º e 2.º ciclo), como na educação contínua; promover o sucesso escolar e o acesso a uma formação integral, como cidadãos e profissionais; melhorar a empregabilidade dos estudantes, fomentando uma rede de parcerias consistente com mais de uma centena de entidades externas de relevo em cada área científica; modernizar os espaços e infraestruturas tecnológicas de ensino-aprendizagem e investigação da U.Porto.


Objetivos Núcleo Talento e Carreira

Responder ao desafio de contribuir para a aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente, no que respeita às competências pessoais, sociais e de empregabilidade dos adultos, como cidadãos e profissionais, e melhorar a empregabilidade dos estudantes, fomentando uma rede de parcerias.


Resultados

Desenho de um curso de educação contínua no âmbito do Programa Impulso Adulto em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto, designado de “Competências de Empregabilidade” e conceção de três programas de apoio ao desenvolvimento de carreira e empregabilidade, com o envolvimento de entidades empregadoras, destinado às áreas STEAM e Ciências Sociais e Humanas.


Cronograma

2022 a 2026

+informações sobre o Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos

Financiamento Internacional


Descrição

Consórcio europeu de cooperação nos domínios da Educação, Investigação, Inovação e Serviço à Sociedade. Criado em 2019 pela U.Porto e as universidades de Paris-Saclay (França), Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha), Lund (Suécia) e Szeged (Hungria). Em 2022 juntaram-se a esta rede: as universidades de Alcalá (Espanha), Hamburgo (Alemanha), Novi Sad (Sérvia) e Tromsø - Universidade Ártica (Noruega). Em 2022 o projeto viu aprovado, pela Comissão Europeia, a candidatura a uma nova ronda de financiamento a aplicar em áreas como: mobilidade de estudantes e investigadores e a cooperação científica.


Objetivos Núcleo Talento e Carreira

Contribuir para a exploração de sinergias entre as 9 Instituições de Ensino Superior membros da rede e conexão com parceiros externos, sobretudo no que se refere à promoção da empregabilidade e desenvolvimento de carreira dos estudantes e diplomados destas instituições, e liderar a criação de uma rede de carreira no âmbito da EUGLOH para melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho europeu e internacional.


Resultados

Mapeamento de estruturas de apoio ao desenvolvimento de carreira existentes nas instituições e de boas práticas e atividades desenvolvidas na área do talento e carreira; realização de estudos sobre empregabilidade junto de estudantes e empregadores; mapeamento e disseminação de oportunidades de carreira no contexto da rede EUGLOH e co-desenvolvimento de um conjunto de atividades e iniciativas que promovam a empregabilidade e carreira dos estudantes e graduados.


Cronograma

EUGLOH 2.0 de 2022 a 2026 | EUGLOH de 2019 a 2022

+informações sobre o European University Alliance for Global Health (EUGLOH)

Projetos Concluídos

Financiamento Internacional


Descrição

Projeto que visa a capitalização dos resultados do anterior projeto Transfronteiriço de Geração de Emprego de Qualidade (GEMCAT) para promoção de medidas de Responsabilidade Social Empresarial + Igualdade (RSE+I) nas organizações e Geração de Emprego Transfronteiriço de Qualidade, melhorando a capacidade institucional e a eficiência da administração pública através da cooperação transfronteiriça. Este projeto incorpora novas ações em relação ao anterior projeto, em matéria de igualdade de oportunidades, conciliação e responsabilidade empresarial.

Projeto conjunto entre a U.Porto, Câmara Municipal de Braga e a Xunta da Galicia.


Objetivos Núcleo Talento e Carreira

Contribuir para transferência de conhecimentos sobre RSE+I para as PME através de um espaço virtual transfronteiriço piloto e para a realização de círculos de trabalho com empresas para identificar melhorias na promoção de medidas de RSE+I; divulgar os resultados e conclusões gerados com vista a um futuro projeto, destinado a promover a implementação de medidas de RSE+I nas empresas e a contribuir para o aumento do emprego de qualidade.


Resultados

Realização de duas ações de formação para empresas, sobre conciliação da vida pessoal, familiar e profissional e mercado de trabalho inclusivo, disponíveis na plataforma de e-learning criada no âmbito do projeto; organização de dois círculos de trabalho com empresas sobre as dificuldades que enfrentam na implementação de iniciativas de responsabilidade social e de igualdade no local de trabalho e com objetivo de identificar melhorias nas políticas públicas de emprego; realização de fórum transfronteiriço para empresas, com ênfase na indústria têxtil (junho 2023) sobre as tendências em políticas de RSE e igualdade laboral e as necessidades e áreas de melhoria nestes domínios.


Cronograma

janeiro 2023 – junho 2023

+informações sobre o GEMCAT_CAPITALIZA


Descrição

Em consonância com o Eixo 4 do Programa de Cooperação Territorial Transfronteiriça para Espanha e Portugal 2014-2020, o Projeto Transfronteiriço de Geração de Emprego de Qualidade (GEMCAT) teve como um dos principais desafios para alcançar um mercado de trabalho em harmonia com o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, que coloca o acento na criação de emprego e na redução da pobreza.

Projeto conjunto entre U.Porto e Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Câmara Municipal de Braga, Junta de Castilla y León, Junta de Extremadura, Xunta de Galicia.


Objetivos Núcleo Talento e Carreira

Contribuir para a construção de um quadro de cooperação institucional no mercado de trabalho transfronteiriço entre a Espanha e o norte de Portugal e para a criação de um diálogo social nas regiões do espaço transfronteiriço entre a Espanha e o norte de Portugal; dinamizar medidas de igualdade de oportunidades e em favor da conciliação, bem como medidas de responsabilidade social corporativa nas empresas.


Resultados

Participação em mesas de Diálogo Social Transfronteiriço no setor Indústria 4.0 e participação na mesa do sector Têxtil; realização de um Fórum de Diálogo Social da Indústria 4.0; criação, juntamente com a Comunidade InterMunicipal do Alto Minho, de um laboratório de responsabilidade social - RSE-Innolab do Norte de Portugal; realização de estudo sobre “A evolução demográfica e implicações no mercado de trabalho transfronteiriço”, que previa a criação de um comité de trabalho multi-regional para a análise da evolução demográfica da área de fronteira e conhecer as tendências e o grau de envelhecimento e nascimento na população do espaço transfronteiriço; disseminação dos resultados do projeto.

Cronograma

2017 a 2021

+informações sobre o GEMCAT

Descrição

O EMPLE-AP é uma proposta que visa melhorar as taxas de empregabilidade e de inserção no mercado de trabalho dos diplomados das instituições de ensino superior dos países da Aliança do Pacífico (México, Colômbia, Peru e Chile), através do acompanhamento e análise permanentes das necessidades e características do mercado de trabalho e da construção de orientações e políticas nacionais que contribuam para a criação de uma oferta formativa relevante para as Instituições de Ensino Superior dos países participantes.

Projeto conjunto entre U.Porto e Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Corporación Universitaria UNITEC (Colômbia), Universidad de Antioquia (Colômbia), Universidad Autónoma del Noreste (México), Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México), Universidad de Valparaíso (Chile), Instituto Profesional de Providencia (Chile), Universidad Cesar Vallejo (Peru), Universidad Continental (Peru), Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), Università' Degli Studi Di Siena (Itália), Université de Bordeaux (Paris) e ILUMNO (América Latina).


Objetivos Núcleo Talento e Carreira

Contribuir para a criação de um Observatório Regional do Trabalho na América Latina cujo principal objetivo foi avaliar a incorporação no mercado de trabalho dos universitários; promover o trabalho conjunto entre as Instituições de Ensino Superior, os Ministérios da Educação e o setor produtivo, de forma a garantir uma oferta relevante de ensino superior que responda às necessidades do mercado de trabalho dos países da Aliança do Pacífico e; promover o intercâmbio de experiências e metodologias de serviços e índices de empregabilidade entre Instituições de Ensino Superior na Europa e na América Latina.


Resultados

Participação na produção de estudos sobre a análise do contexto de empregabilidade dos países da Aliança do Pacífico; implementação de boas práticas de empregabilidade na Europa e América Latina; desenvolvimento de um inquérito de empregabilidade para a Aliança do Pacífico e criação do Observatório Regional do Trabalho da Aliança do Pacífico; acompanhamento e monitorização dos progressos e resultados obtidos durante a implementação do observatório e estratégias de empregabilidade em instituições latino-americanas; disseminação dos resultados do projeto.


Cronograma

2017-2021

+informações sobre o PROJETO EMPLE-AP