Avançar para conteúdo principal

Careers in Action - Conferência Internacional para Serviços de Carreira

No âmbito da construção da Comunidade (de práticas) de Carreiras realizamos a Conferência Internacional para os Serviços de Carreira, designada de Careers in Action.

Este evento, iniciado em 2021, resulta do sucesso alcançado em 2018 e 2019, pela organização na U.Porto de duas Staff Weeks destinadas exclusivamente aos serviços de carreira (semana de troca de práticas e de formação).

A Conferência, realizada em conjunto com o Consórcio Maior Empregabilidade (rede constituída por instituições de ensino superior nacionais e parceiros) foi desenhada como um evento internacional aberto à participação de todos os profissionais de entidades, sobretudo de instituições de ensino superior, com interesse na área da empregabilidade e carreira.

Aborda temáticas como:

• O contexto de incertezas sobre o emprego e o mercado de trabalho;
  • A inevitabilidade de mudanças nas empresas e organizações;
  • A aceleração das transformações de formas de trabalho;
  • A necessidade constante de atualização e desenvolvimento de competências e dos desafios relacionados com as carreiras.

Este evento proporciona-se como um momento onde os diferentes intervenientes podem partilhar as suas práticas e discutir estratégias e tendências nestas áreas.

Assume-se como uma importante iniciativa para:

• Promover e reconhecer a importância dos serviços de carreira das Instituições de Ensino Superior como vetor estratégico para a empregabilidade de estudantes e graduados;
  • Dar a conhecer os serviços de carreira e práticas e atividades afetos a estes, quer da U.Porto quer de outras instituições e entidades nacionais e internacionais, procurando conectá-las entre si e criando sinergias e colaborações;
  • Promover a apresentação e discussão sobre projetos e investigações que estão a ser realizados na área do emprego, empregabilidade, carreira, mercado de trabalho e competências;
  • Compartilhar e discutir com parceiros e entidades (inter)nacionais os desafios e mudanças que os serviços de carreira enfrentam e enfrentarão e as tendências relativamente a (novas) competências e profissões;
  • Explorar os conceitos de carreiras sustentáveis e de comunidades de carreira;
  • Co-construir os princípios da cultura de comunidade de carreira que se pretende constituir com a realização anual deste encontro.

O evento tem contado com 100 participantes, não só de Instituições de Ensino Superior mas também de empresas e outras organizações de países europeus como também dos EUA, da América Latina, África e Ásia.

Participam igualmente como oradores, entre outros:

• Representantes de Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais (tais como da rede EUGLOH);
  • Representantes de empresas e consultoras com estudos e práticas nestas áreas;
  • Organismos nacionais e internacionais como o Instituto de Emprego e Formação Profissional (Portugal), Organização Internacional do Trabalho, CEDEFOP (Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional), European Board for Certified Counselors/ National Career Development Association;
  • Alumni U.Porto com experiência no mercado de trabalho nacional e internacional.