Avançar para conteúdo principal

Consulta de Orientação Vocacional e Facilitação de Carreiras

Quer descobrir quais são as suas aspirações? Que tipo de ambientes oferecem oportunidades para crescer e inspirar? Quer saber mais como se pode preparar para o mercado de trabalho e/ou dar um novo rumo à sua carreira?

No Núcleo de Talento e Carreira entendemos que os percursos profissionais e as carreiras são dinâmicas e que são muitas as dúvidas e incertezas ao longo do caminho. Identificar possíveis trajetórias formativas e/ou profissionais é um processo contínuo de autoconhecimento e descoberta.

Antes de mais nada… o que fazemos na Orientação Vocacional e na Facilitação de Carreiras?

O nosso serviço apoia de forma individualizada, ao longo de um conjunto de sessões contínuas no tempo. Através do apoio de profissionais experientes conseguirá:

• Desenvolver competências vocacionais e adquirir ferramentas para (re)construir de forma autónoma e confiante o seu projeto vocacional e profissional;
  • Definir objetivos realistas e mensuráveis: criar o seu plano de carreira;
  • Encontrar as melhores oportunidades para si: descobrir opções de carreira que conciliam os seus sonhos, as suas paixões, as suas competências com as necessidades do mercado;
  • Conhecer diferentes percursos profissionais: refletir sobre qual possa ser o mais adequado para si.

Destinatários

Estudantes de todos os ciclos de estudo e anos académicos e graduados, que sentem necessidade de (re)explorar e reavaliar os seus percursos (académicos e profissionais) e de (re)descobrir (novas) oportunidades formativas e/ou de carreira.

Como pode construir as suas carreiras connosco?

• Processo de Orientação Vocacional: Nas sessões são propostas várias atividades que visam o autoconhecimento, a exploração da sua história e experiências de vida, as suas características pessoais, valores, competências e interesses, exploração de áreas, atividades e oportunidades existentes (formativas e profissionais), predisposição e preparação para a participação em atividades que promovam o contacto direto com contextos/profissionais.
  • Processo de Facilitação de Carreiras: Partindo da contextualização do que é o processo de facilitação e gestão de carreiras, serão trabalhadas nas sessões: autoexploração e autoconhecimento, exploração do mercado de trabalho e oportunidades de carreira, desenvolvimento de um plano de carreira, construção de marca pessoal, preparação para processos de recrutamento e seleção e networking.
  • Sessões para preparação de candidaturas e entrevistas: Sessões curtas para auxiliar na criação de um currículo atrativo, carta de motivação e um perfil profissional que se destaque aos olhos dos recrutadores e para apoiar a preparação para entrevistas de seleção.

Como pode marcar as sessões de Orientação Vocacional e de Facilitação de Carreiras?

Marcar uma consulta com os nossos psicólogos de orientação vocacional e profissionais de facilitação de carreira é simples. Basta aceder à nossa página de agendamento na nossa Plataforma de Oportunidades de Carreiras, selecionar o serviço que pretende e escolher o dia e a hora que melhor se adequa à sua agenda. Ou então, enviar um e-mail para [email protected].