Avançar para conteúdo principal

Artigos e Estudos

Os resultados e estudos que se seguem podem ser úteis para refletir sobre as suas carreiras. Dê uma vista de olhos!

Com o objetivo de compreender a perceção e o posicionamento de empregadores e doutorandos da U.Porto sobre a empregabilidade e gestão de carreira de doutorandos e doutorados, implementámos um processo de consultoria em colaboração com a FPCEUP que contou com a participação de 380 doutorandos e 52 empregadores (de 27 de outubro a 23 de novembro de 2021).

Os nossos resultados mostraram que:

Os doutorandos realçaram a importância de fazer a ponte entre o meio académico e o mercado de trabalho, enquanto os empregadores salientaram o valor da experiência prática dos doutorados. Os empregadores valorizam muito os doutorados que trabalharam em projetos ou concluíram os seus Doutoramentos em colaboração com o setor empresarial, dada a importância dos seus contributos para a investigação e o desenvolvimento do setor.

Gostaria de explorar mais resultados? Veja a próxima infografia:

Estes resultados são corroborados por diversas publicações de organizações e entidades internacionais. Veja abaixo alguns artigos e estudos que evidenciam isso:

Curioso sobre as competências que mais se destacam na conclusão do Doutoramento?

Mais informações

Tem interesse ou gostaria de seguir uma carreira dentro da academia?

Mais informações

Sabe como a pandemia influenciou a procura de emprego dos doutorados?

Mais informações

Já alguma vez pensou numa carreira fora do mundo académico?

Mais informações

O UP Doctoral Careers decorre do projeto PhD Career Design, iniciado em 2021 por uma equipa técnica composta por elementos de várias unidades da U.Porto, nomeadamente o Núcleo de Talento e Carreira da Reitoria da U.Porto, o Serviço de Consultoria de Psicologia do Trabalho da FPCEUP, a Talent Unit da FEUP, o Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni do ICBAS, o i3S e o Laboratório de Ensino e Aprendizagem da FEUP. Além disso, contou com o apoio do projeto "Skills for a Next Generation U.Porto" (Upskilling U.Porto) ao abrigo do Aviso POCH-I2-2022-01 Concurso Skills4 Pós Covid - Competências para o Futuro no Ensino Superior. Atualmente, é gerido com o contributo da equipa técnica e de vários representantes das Unidades Orgânicas da U.Porto, Centros de Investigação, doutorandos, doutorados, orientadores de Doutoramento, diretores de Programas Doutorais e de Doutoramento, entidades formais e informais. Também, conta com o apoio da rede EUGLOH e do projeto DocTalent4EU.