Avançar para conteúdo principal

Sobre a Comunidade Carreira U.Porto

A Comunidade Carreira U.Porto é mais que um “modelo” dinâmico de promoção da empregabilidade e desenvolvimento de carreiras. É um dos eixos condutores e missão do Núcleo de Talento e Carreira.

O trabalho colaborativo que tem vindo a ser implementado não se esgota nas relações que se têm estabelecido com as entidades constitutivas da U.Porto nem na criação de uma rede integrada interna para a promoção da empregabilidade e desenvolvimento de carreiras que inclui os estudantes, organismos estudantis, alumni, órgãos de gestão, docentes, investigadores, técnicos. É um trabalho colaborativo que aposta também na formação de alianças de espetro alargado com outras Instituições de Ensino Superior, com as entidades empregadoras, parceiros externos, atores-chave e stakeholders da comunidade envolvente e que com ela interage (como sejam a tutela e organismos governamentais, instituições de acreditação, mecenas, famílias, associações diversas, media, escolas secundárias, sociedade civil em geral), de forma a levar ao crescimento e à coesão da Comunidade (de Práticas) de Carreira.

É esperado que esta Comunidade de Carreira na U.Porto, composta por estes vários interlocutores, possa ser uma comunidade que vai construindo conexões e redes entre si, com significado e relações em multiníveis, e que se consubstancie como um espaço de:

• Partilha de recursos, de conhecimentos, de experiências e práticas que beneficiam os outros membros da comunidade;
  • Discussão comum e alargado sobre os desafios societais a que as Instituições de Ensino Superior em geral e os serviços de carreira, em particular, estão sujeitos;
  • Informações atualizadas, oportunidade de aprendizagem colaborativa e criação de novo conhecimento, uma vez que, são organizados no seio desta comunidade, conferências e eventos, projetos, workshops, sessões de Formação, estudos e análise de dados conjuntas. fontes de informações atualizadas e oportunidades de aprendizado para os membros.
  • Captação de recursos financeiros, através de parcerias com empresas e organizações, patrocínios ou projetos financiados internacionais, para serem reinvestidos na criação de conteúdo (podcasts, webinars, vídeos), eventos e programas.
  • Desenvolvimento de programas de intervenção na carreira e de parcerias estratégicas.

Entre os seus objetivos destacamos:

• Criação de um ambiente inclusivo e diverso para assegurar que todos os estudantes tenham igual acesso aos recursos e apoios existentes;
  • Promoção da ideia de que as comunidades de carreira nas quais os estudantes estão integrados não são limitadas ao tempo em que o estudante está na U.Porto. Um estudante poderá estar envolvido e integrado nestas comunidades para além do curso, enquanto alumni, recebendo apoio e recursos ao longo das suas carreiras (lifelong learning).
  • Avaliação de impacto dos programas de carreira e serviços de carreira (através de feedback, análise de dados) e implementar mudanças e melhorias com base nos outcomes dos estudantes e as tendências de mercado;
  • Empoderamento dos estudantes como agentes na construção e gestão das suas carreiras quer durante o seu percurso na U.Porto quer para além deste, de forma a poderem tomar decisões informadas e a alcançarem as suas aspirações.

No seio destas redes e combinação de forças, a Comunidade Carreira torna-se num convite à sinergia e à construção de pontes em vez de muros.