Avançar para conteúdo principal

Projeto SexHealth & ProstateCancer

SexHealth & ProstateCancer – Determinantes Psicobiológicos da Saúde Sexual em Homens com Cancro da Próstata

SexHealth & ProstateCancer – Determinantes Psicobiológicos da Saúde Sexual em Homens com Cancro da Próstata

Descrição do projecto:

SexHealth & ProstateCancer – Determinantes Psicobiológicos da Saúde Sexual em Homens com Cancro da Próstata

Resumo:

O presente projecto de investigação integra o domínio prioritário da Saúde e Ciências da Vida, Recursos Humanos e Serviços Especializados, com especial enfoque na Tecnologia para a Qualidade de Vida, da estratégia nacional de I&I para a especialização inteligente (RIS3) para Portugal e para a sua região Norte (PT11), que destaca claramente a área interdisciplinar do cancro, neurociências, engenharia de tecidos e o desenvolvimento de novas técnicas das ciências cirúrgicas e a sua integração e consolidação com a indústria farmacêutica, dispositivos médicos e serviços de saúde, como áreas prioritárias de Investigação & Inovação (I&I). A saúde, as alterações demográficas e o bem-estar estão entre os desafios societais que a UE identificou como uma área central de investimento em investigação e inovação no âmbito dos objectivos do Horizonte 2020, com impacto e retorno reais para a sociedade.

Este consórcio reúne recursos regionais com massa crítica relevante para gerar conhecimento clínico e científico de excelência em diferentes áreas de actividade (e.g., doenças, envelhecimento e vida activa, investigação translacional, tecnologias avançadas aplicadas à saúde). Baseado numa abordagem biopsicossocial, este consórcio propõe o estudo multidisciplinar de diferentes dimensões da saúde dos doentes com cancro da próstata.

A equipa de investigação que lidera as 3 linhas de investigação contribuirá de forma pioneira e inovadora para o desenvolvimento do conhecimento científico e clínico nas áreas complementares da medicina, oncologia, microbiologia, doenças infecciosas, psicologia, sexologia e neurociências, em resposta a um importante problema de saúde pública observado na Região Norte de Portugal e à escala global - o aumento da incidência do cancro da próstata (RORENO. Projeções da incidência de cancro na Região Norte - 2013, 2015 e 2020. Instituto Português de Oncologia do Porto, ed. Porto, 2013).

Assim, numa abordagem multidisciplinar, incluindo diferentes áreas científicas (medicina, psicologia, engenharia, neurociências e matemática aplicada) e recorrendo a diferentes metodologias (laboratorial, ensaio clínico, e-Health, longitudinal), este projecto pretende investigar factores de risco biomédicos e psicológicos envolvidos na etiologia e desenvolvimento do cancro da próstata, bem como desvendar factores protectores.

A Linha de Investigação 1 (Cancro da Próstata e Infecções Sexualmente Transmissíveis: desvendando uma intrincada relação com vista ao desenvolvimento de uma ferramenta de diagnóstico rápido) tem como objectivo determinar se as doenças sexualmente transmissíveis causadas por agentes infecciosos chave, como resultado de doenças sexualmente transmissíveis resultantes de comportamentos sexuais de risco adoptados e de atitudes em relação à actividade sexual, podem contribuir para o desenvolvimento de células cancerígenas na próstata. Na mesma direcção.

A linha de investigação 2 (Preditores neuropsicofisiológicos da saúde mental e sexual após o tratamento do cancro da próstata: recolha de dados sobre os factores de risco e de protecção) visa recolher conhecimentos sobre os factores de risco e de protecção com impacto na saúde mental e sexual (por exemplo, disfunção sexual, variáveis de relacionamento, comportamento sexual de risco) dos homens com cancro da próstata. No seu conjunto, as linhas de investigação 1 e 2 completam-se na medida em que visam as bases biopsicossociais do cancro da próstata e do ajustamento ao cancro da próstata, orientando a intervenção clínica junto dos homens com esta patologia oncológica.

A par da criação de uma proposta de algoritmo de previsão do ajustamento à saúde mental e sexual após o tratamento, estes estudos têm fortes implicações para a prática clínica e para o desenvolvimento de ferramentas de intervenção, como se propõe na Linha de Investigação 3 (Randomized Controlled Trial on Efficacy of an e-Health psychological intervention for promoting sexual and mental health, and quality of life in prostate cancer survivors).

Em perfeito alinhamento com as necessidades emergentes da sociedade global na área do cancro, esta inovadora intervenção de e-Health desenvolvida permitirá uma monitorização próxima da condição clínica e do tratamento do doente, ao mesmo tempo que prestará cuidados especializados visando a qualidade de vida global do doente, e será disponibilizada a doentes, clínicos e prestadores de cuidados de saúde em geral na região Norte de Portugal e em todo o mundo.

Assim, a transição para a medicina personalizada é fomentada pelo desenvolvimento de métodos de detecção precoce ou de prevenção de indivíduos em risco; biomarcadores mais específicos para a estratificação de doentes e ferramentas para um diagnóstico/desenvolvimento de fármacos mais rápido, e novas terapias personalizadas inovadoras. Nesse sentido, a proposta SexHealth & ProstateCancer visa um impacto significativo na personalização da saúde e dos cuidados, em especial nos domínios da oncologia, das doenças infecciosas/infecções sexualmente transmissíveis, da saúde mental e da saúde sexual.

Entidade Financiadora:

Norte2020 (Portugal 2020)

Montante Global:

588.075,66€

Referência:

NORTE-01-0145-FEDER-000057

Duração:

01/05/2021 – 30/04/2023

Investigadores Envolvidos:

Pedro Nobre (PI), Joana Carvalho (co-PI), Ana Quinta Gomes (co-PI), Sandra Aguiar, Sónia Pieramico, Rita Castro, Francisca Bismarck, Hélia Rocha, Diana Ferreira, Ana Marques

Beneficiários:

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), líder do projeto, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

barra_feder_norte