Prémio Fernão Mendes Pinto AULP-CPLP-IC

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) atribui anualmente um prémio denominado Fernão Mendes Pinto que galardoa uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior.

O vencedor do PFMP 2020 é Mateus Segunda Chicumba, licenciado na Universidade Agostinho Neto, Angola, que defendeu a dissertação de doutoramento: A educação bilingue em Angola. E o lugar das línguas nacionais, na Universidade de Lisboa, Portugal

O vencedor do PFMP 2021 é Sara Santos Morais, que defendeu a dissertação de doutoramento: O palco e o mato. O lugar das timbíla no projeto de construção da nação em Moçambique,na Universidade de Brasília, Brasil.

Os vencedores receberão o prémio na sessão de encerramento do XXXI Encontro que terá lugar de 12 a 14 de julho de 2022 na Universidade de Coimbra. A agenda do Encontro, abordará diversos aspetos em torno do tema central: “Globalização e Saúde”, sendo este distribuído por várias sessões: 1) Desafios Globais Contemporâneos; 2) Globalização, Tecnologia e Saúde; 3) Conhecimento, Língua e Práticas Culturais.

Todas as informações sobre o Encontro poderão ser consultadas aqui: http://aulp.org/xxxi-encontro-aulp-coimbra/