Arquivo Dialetal do CLUP
“O Arquivo Dialetal do Centro de Linguística da Universidade do Porto disponibiliza parte da coleção de gravações sonoras do português europeu contemporâneo. Para cada amostra, além da gravação sonora, é dada a transcrição fonética e ortográfica, bem como uma breve caracterização linguística. Os dados constantes do Arquivo Dialetal foram recolhidos por estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto a partir de 1994, no âmbito de trabalhos académicos de Linguística Portuguesa.”
(Fonte: cl.up.pt/arquivo/)
CETEMPúblico
“O CETEMPúblico (Corpus de Extractos de Textos Electrónicos MCT/Público) é um corpus de aproximadamente 180 milhões de palavras em português europeu, criado pelo projeto “Processamento computacional do português” (projeto que deu origem à Linguateca) após a assinatura de um protocolo entre o Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) português e o jornal PÚBLICO em Abril de 2000.”
(Fonte: www.linguateca.pt/CETEMPublico/)
Corpógrafo
“O Corpógrafo é uma ferramenta online que serve para analisar os corpora (conjunto de documentos acerca de um determinado tema) com o objetivo de criar uma base de dados terminológica online. Ajuda o tradutor a criar uma compilação de textos, na extração e na organização dos termos que são criados a partir desta junção de textos. O Corpógrafo foi criado no LabCLUP, o pólo do Porto da Linguateca, com o objetivo de criar ferramentas e recursos que permitam o estudo de vários aspetos da língua.”
PRAAT
“O Praat é um software utilizado para análise e síntese da fala desenvolvido pelos linguistas Paul Boersma e David Weenink, do Institute of Phonetic Sciences, da Universidade de Amsterdão. Centra-se na análise do som como ondas, focando em parâmetros como frequência, comprimento e intensidade.”
(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Praat)
VOC - Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa
“O Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) é a plataforma que alberga os instrumentos que determinam legalmente a ortografia da língua portuguesa. Foi oficialmente reconhecido pelos estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) através das conclusões finais da “X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP”, que teve lugar em julho de 2014 em Díli.”
(Fonte: www.iilp.cplp.org/voc/)