Semana da Língua Portuguesa

A 3ª edição da Semana da Língua Portuguesa decorrerá entre 5 a 11 de maio de 2022, em formato remoto (via Zoom) com o sinal aberto ao público.

A Semana da Língua Portuguesa foi criada para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a 5 de maio.

O programa tem como mote dar a conhecer os vários pensamentos dos especialistas em Língua Portuguesa da Comunidade, assim os objetivos desta atividade são os seguintes:

  1. Partilhar as diferentes realidades sobre a língua portuguesa;
  2. Valorizar as várias formas de comunicação em língua portuguesa;
  3. Conhecer a realidade linguística e sociocultural da Comunidade;
  4. Promover áreas da comunicação deficitárias em estudos;
  5. Propor ações para a consolidação da política linguística dos Estados-membros.

Os interessados no conhecimento e no desenvolvimento da língua portuguesa, bem como na promoção de estudos sobre a mesma, devem enviar o resumo da apresentação para um e-mail específico, consoante a função das temáticas, pois existe a possibilidade de abertura de várias salas em função do número de inscrições.

Sala 1 – Lex_Ter_Trad.

Objetivo: Estabelecer uma partilha teórico-prática de conceitos, termos, metodologias e procedimentos comuns e contrastivos usados nos domínios da Lexicografia, da Terminologia e da tradução de documentos oficiais, pelos especialistas dos/nos Estados-membros da CPLP.

Correio eletrónico: [email protected]

____________________________________

Sala 2 – Ens_Littera_Revisão

Objetivo: Congregar temas ligados ao ensino da Língua Portuguesa (Língua Materna, Língua Segunda, Língua Estrangeira, Língua de Fronteira, Língua de Acolhimento e Português Técnico), da Literatura e da Revisão Linguística, com incidência, esta última, na revisão de manuais escolares e de documentos oficiais.

Correio eletrónico: [email protected]

____________________________________

Sala 3 – Litter_Arte_Projecto

Objetivo: Abordar temas relacionados com a literatura como arte; outras formas de comunicação; a apresentação de projetos executados ou em execução sobre a língua portuguesa cujos autores pretendam partilhar e/ou encontrar parceiros para a materialização dos mesmos.

Correio eletrónico: [email protected]

____________________________________

Sala 4 – Política_Linguística

Objetivo: Abordar a Política Linguística nas vertentes macro, meso e micro, no sentido de os participantes efetuarem o intercâmbio sobre as realidades dos Estados-membros, bem como o que é a Comunidade nesse sentido.

Correio eletrónico: [email protected]

____________________________________

O resumo deverá ser enviado até ao dia 28 de abril. O powerpoint e uma biografia resumida deverão ser enviados até ao dia 1 de maio.

A apresentação não deverá exceder os 20 minutos. As comunicações finalizadas deverão ser enviadas até 60 dias depois do dia 11 de maio.

Para mais informações deve consultar o site da CPLP.

Deixe um comentário