120º aniversário do nascimento do Prof. Armando de Lacerda

O fundador da fonética experimental em Portugal e um dos pioneiros deste campo a nível mundial, Armando de Lacerda (1902-1984), será homenageado nos dias 28 e 29 de maio, na Reitoria da Universidade do Porto e na Ferraz de Lacerda, Lda., respetivamente. Dirigiu nos anos 1950-1970 o Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras de Coimbra, que foi considerado um dos melhores do mundo no seu tempo, e inventou alguns equipamentos para a análise acústica da fala que contribuíram para uma série de descobertas fundamentais neste campo. Nos anos em que esteve à frente do Laboratório, esta instituição foi visitada pelos mais importantes foneticistas do mundo.

A ligação de Armando de Lacerda ao Porto e à Universidade do Porto é a seguinte: ele nasceu no Porto e licenciou-se na “primeira” Faculdade de Letras da Universidade (extinta pela Ditadura Fascista na década de 1920) – razão pela qual acabaria por fazer toda a sua carreira na Universidade de Coimbra. Um irmão de A. De Lacerda – Aarão de Lacerda – foi um filósofo conhecido, professor dessa mesma faculdade e tem o seu retrato no Salão Nobre da Reitoria.

Todos os descendentes de A. De Lacerda (netos e bisnetos) vivem hoje no Porto, onde pretendem abrir uma casa-museu dedicada à memória do homenageado (no apartamento em que ele nasceu e viveu em criança, na Rua do Almada) e foi por esta razão que a International Phonetic Association quis fazer esta sessão na Reitoria (com o apoio de várias instituições, entre elas a Reitoria e o Centro de Linguística da Universidade do Porto).

Na sessão vão estar presentes alguns foneticistas que ainda conheceram pessoalmente o Prof. Lacerda. A Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa (que acolheu parte do Laboratório de Coimbra quando ele foi encerrado) estão presentemente a redescobrir equipamento, relatórios, gravações, fotografias e escritos inéditos para organizarem um museu dedicado à memória dele. Nos últimos anos, saíram dois livros, de autoria de Quintino Lopes (Universidade de Évora e U. Nova de Lisboa), que mostram a importância histórica deste nome, dos quais se destaca “Uma Periferia Global – Armando de Lacerda”.

(Clique na imagem para mais informações sobre o livro)

Pode consultar o programa do encontro aqui: https://lacerda120.wordpress.com/programme/