Logótipo FLUP (versão azul)

FLUP - Centros de investigação

CITCEM | CLUP | ILCML

“O CITCEM foi criado em 15 de Maio de 2007, agregando investigadores de várias proveniências e integrando quatro Unidades de Investigação: Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade (CIUHE); Instituto de História Moderna (IHM-UP); Núcleo de Arqueologia da Universidade do Minho (NARQ); e Núcleo de Estudos Literários (NEL).”

“O Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) foi fundado em 1976 por iniciativa de Óscar Lopes – na época, professor de Linguística da Faculdade de Letras do Porto – e de um grupo de assistentes da mesma Faculdade, com o objetivo de apoiar a docência e de incentivar e desenvolver a investigação na área da Linguística.”

O CLUP organiza com regularidade encontros, conferências, cursos e outras iniciativas de caráter científico e publica diversos títulos, com especial destaque para as seguintes revistas:

Alguns Projetos do CLUP:

– Arquivo Dialetal do Centro de Linguística da Universidade do Porto (http://cl.up.pt/arquivo/)

– Revista ElingUP

– Projeto “O Português é uma Língua Pesada?”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

“O trabalho do Instituto de Literatura Comparada (ILCML) tem-se pautado pela busca da excelência científica associada à relevância social, partindo do potencial criativo para estimular a inovação e atribuindo-lhe um valor acrescentado, que contempla dimensões da vida humana, fundamentais para a formação e sustentação da massa crítica de uma sociedade inclusiva e culturalmente avançada.”