multimédia

Apresentação da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)

 

Sinopse:

O presente vídeo tem o intuito de disseminar as atividades da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e serve de apresentação da associação e das suas atividades.

Dia Internacional da Língua Materna 2020 na Reitoria da U.Porto

Autor:

 

Sinopse:

O Dia Internacional da Língua Materna pretende celebrar o direito ao uso da língua materna, assim como alertar para os direitos das minorias linguísticas em cada país.

Em 2020, o Gabinete para a Promoção da Língua Portuguesa da Reitoria Universidade do Porto irá comemorar este dia na Casa de Pernambuco (Porto) com um evento dedicado à Língua Gestual Portuguesa (LGP).

O objetivo é valorizar a LGP como a língua
identitária da comunidade que a usa, na data internacionalmente consagrada para a defesa do direito ao uso da língua materna.

1ª Reunião do Conselho de Ortografia da Língua Portuguesa (COLP)

Autor:

Sinopse:

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Universidade do Porto, realizou a 1.ª Reunião Ordinária do Conselho de Ortografia da Língua Portuguesa (COLP), nos dias 7 e 8 de outubro de 2019, na Casa das Culturas de Língua Portuguesa – Instituto Pernambuco Porto, com a presença dos Professores Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, e João Malaca Casteleiro, da Academia das Ciências de Lisboa.

Ariano Suassuna - Nossa Língua Portuguesa

Ariano Suassuna acerca da língua portuguesa.

Reproduzir vídeo

Dia Internacional da Língua Materna na U.Porto

Comemorações do Dia Internacional da Língua Materna organizadas pela Pró-Reitoria para a Promoção da Língua Portuguesa e Inovação Pedagógica da U. Porto

Autor:

Sinopse:

Sessão pública no Salão Nobre do edifício da Reitoria da Universidade do Porto, no dia 21 de fevereiro, celebrando o Dia Internacional da Língua Materna.

O Dia Internacional da Língua Materna foi reconhecido pela UNESCO na década de 1990, em homenagem ao grupo de estudantes da Universidade de Daca (então Paquistão) que nesse dia, em 1952, se manifestou nas ruas pelo direito a ter aulas e a usar a língua bengalesa na sua universidade. A manifestação foi reprimida com violência pela polícia paquistanesa e provocou dezenas de mortos, precipitando o processo de independentização do Bangladesh.