“A curadora da Biblioteca Nacional, Matilde Santos avançou hoje, à RCV que a Biblioteca Virtual de Cabo Verde está em processo de criação.
Matilde Santos fez essa afirmação à margem da celebração do Dia Mundial das Bibliotecas, que se celebra hoje.
“Está em construção, mas na sua fase final, a questão da disponibilização dos livros em formato digital. A Biblioteca Digital é uma rede que pode promover, no caso da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, os livros e autores cabo-verdianos, a nível nacional e internacional”, explica.
Para Matilde Santos, há esta preocupação de trabalhar neste sentido e que há um site que está na sua fase final e “espero muito em breve estar a falar da dinâmica das novas tecnologias”
Para o dia de hoje, Matilde Santos anunciou um conjunto de actividades para assinalar o Dia Mundial das Bibliotecas. “Uma delas é uma cerimónia simbólica da doação dos livros às bibliotecas municipais e escolas do país, que se enquadra num projecto mais abrangente que tem em vista a dinamização das bibliotecas. É um projecto que contempla sobretudo o acompanhamento de perto a dinâmica das bibliotecas, a nível nacional, através de acções e formações contínuas de capacitação de técnicos na gestão e organização das bibliotecas, apoios na criação de programas que incentivem o hábito de leitura”, cita.
Conforme Matilde Santos, a biblioteca é um espaço de conhecimento, de cultura e educação, então há essa necessidade de abrir a biblioteca ao público e de levá-la ao público e vice-versa.” (fonte: Blogue do IILP)