“O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Brasil reabrirá ao público no próximo dia 31 de julho, após um incêndio em dezembro de 2015, divulgou esta terça-feira (1), a secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo.
O museu, um dos primeiros a homenagear a Língua Portuguesa no mundo, estava fechado para recuperação desde o incêndio.
A reabertura do museu estava programada para 17 de julho, dia em que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemora 25 anos, mas a data foi adiada pelo governo “paulista”.
Segundo os responsáveis pelo museu, o público terá acesso à exposição temporária ‘Língua Solta’, que tem a curadoria de Fabiana Moraes e de Moacir dos Anjos.
“A mostra revela a Língua Portuguesa em seus amplos e diversos desdobramentos na arte e no quotidiano por meio de um conjunto de artefactos que ancoram seus significados no uso das palavras, como objetos da arte popular e da arte contemporânea, apresentados de maneira diversificada”, informa um comunicado da Secretaria de Cultura de São Paulo.
Ao todo, 180 peças compõem a exposição, em cartaz no primeiro andar do museu até 3 de outubro de 2021.
“A língua é solta porque perturba os consensos que ancoram as relações de sociabilidade dominantes, tanto na vida privada quanto na pública. Incorporada em imagens e objetos diversos, ela sugere outros entendimentos possíveis do mundo. E tece, assim, uma política que é sua”, frisou o curador Moacir dos Anjos.
Segundo os responsáveis pelo projeto, a mostra assume a língua como operador social que não somente reflete como também reorganiza formas de vida.
“A mostra abriga, de modo intuitivo e lúdico, algumas das estratégias criativas que, estruturando imagens e objetos os mais distintos, sugerem e desdobram o poder que a língua tem de emancipar”, diz o comunicado da Secretaria de Cultura.” (fonte: Blogue do IILP)