“A língua portuguesa é bastante difícil de aprender, mas estamos a ter muito apoio”

“O número de alunos imigrantes e ex-emigrantes têm crescido nos últimos anos no Agrupamento de Escolas de Maximinos. Ao ‘Correio do Minho’ os alunos confessaram que o Português “é difícil”, mas que recebem todo o apoio na sua aprendizagem.

Aos 16 anos, An Thien, vietnamita, tenta falar português, mas revela ainda dificuldades ao tentar exprimir-se pois está apenas há sete meses a viver em Portugal. É um dos estudantes do Agrupamento de Escolas de Maximinos que frequenta a disciplina de ‘Português Língua Não Materna’ (PLNM), que, neste momento, tem alunos de mais de 28 nacionalidades diferentes do português e que aqui vive o multilinguismo e experiencia a multiculturalidade no dia-a-dia.

Mas é em inglês que ainda se expressa, confessando ter sido “muito bem recebido” no Agrupamento de Escolas de Maximinos e na cidade de Braga, para onde veio residir com a família. “A língua portuguesa é bastante difícil de aprender e é preciso trabalhar muito, mas tanto os professores como os colegas dão-nos muito apoio para que nos sintamos verdadeiramente integrados”, disse à reportagem do ‘Correio do Minho’.

Já Isabel Freitas Silva, que também frequenta o agrupamento, mostra apetência para falar Português, depois de ter vivido com os pais emigrados em Winbledon (Londres, na Inglaterra). A família está de regresso a Braga e agora é tempo de a aluna dar o tudo por tudo na escola, aprendendo ao máximo a língua portuguesa.

“Consegui adaptar-me bem à escola portuguesa e estou muito contente pela forma como este agrupamento me está a acolher e a ensinar e estou a conseguir tirar boas notas, o que é muito bom porque tenho tido o apoio que preciso”, disse.” (fonte: Blogue do IILP)

Hiperligação para a notícia completa