e-Fórum2020 online

“O evento da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) será no próximo dia 2 de julho.

No próximo dia 2 de julho, às 16:00h (hora de Lisboa, 17h00 de Madrid), a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) realizará o encontro virtual intitulado e-Fórum2020 Potencial das línguas na recuperação das economias: contributos do espanhol e do português, em parceria com o Instituto Cervantes de Espanha e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal.

Por um lado, o evento pretende abordar questões de especial relevância a respeito da importância das línguas na recuperação económica da região no período pós-COVID-19, o seu papel no comércio externo e a relevância destes idiomas na indústria 4.0. Por outro, analisará os desafios que o mercado de trabalho enfrentará e as competências que, nesse sentido, têm que ser desenvolvidas a nível linguístico no espaço ibero-americano.

O painel de especialistas será moderado pelas jornalistas Maria Flor Pedroso, da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), e Estela Viana, da Rádio Nacional de Espanha (RNE), e contará com a participação de especialistas reconhecidos na matéria, assim como com a apresentação do Secretário Geral da OEI, Mariano Jabonero, que também realizará o encerramento, e da Diretora da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho. O e-Fórum2020 será transmitido ao vivo através do canal do Youtube da OEI.

Este encontro nasce a partir das iniciativas promovidas na Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), organizado pela OEI e que teve lugar em Lisboa, em novembro de 2019, e que tinha como compromisso a realização de fóruns temáticos consecutivos, visando aprofundar os eixos considerados prioritários para promover as línguas, bem como do estudo intitulado Projeção Internacional do espanhol e do português: O potencial da proximidade linguística, realizado conjuntamente pelo Instituto Cervantes e o Instituto Camões, parceiros do evento.” (fonte: Blogue do IILP)

Hiperligação

Hiperligação adicional