Mais informações sobre as licenciaturas, ou através do email [email protected].
- Concurso Nacional de Acesso (CNA)
- Concursos de Ingresso (para maiores de 23 anos, estudantes internacionais, estudantes que mudam de par instituição/curso ou que reingressam no ensino superior)
- Código da Faculdade: 1104 Faculdade de Economia da U. Porto
- Código do curso de Economia: 9081
- Código do curso de Gestão: 9147
As provas de ingresso para o ano letivo de 2024/2025 são:
A. Licenciatura em Economia
- Provas de Ingresso (um dos seguintes conjuntos):
(19) Matemática A
ou
(19) Matemática A + (04) Economia
B. Licenciatura em Gestão
- Provas de Ingresso (um dos seguintes conjuntos):
(19) Matemática A
ou
(19) Matemática A + (04) Economia
As provas de ingresso para o ano letivo de 2025/2026 são:
A. Licenciatura em Economia
- Provas de Ingresso (um dos seguintes conjuntos):
(19) Matemática A + (04) Economia
ou
(19) Matemática A + (18) Português
ou
(04) Economia + (19) Matemática A + (18) Português
B. Licenciatura em Gestão
- Provas de Ingresso (um dos seguintes conjuntos):
(19) Matemática A + (04) Economia
ou
(19) Matemática A + (18) Português
ou
(04) Economia + (19) Matemática A + (18) Português
Mais informações sobre o acesso ao ensino superior podem ser obtidas no site da DGES.
As licenciaturas em Economia e Gestão são ambas de “banda larga”, oferecendo uma sólida formação teórica nos domínios da Economia e da Gestão, bem como em áreas disciplinares afins como a Contabilidade, o Direito, a Matemática, as Ciências da Informação ou as Ciências Sociais.
Os estudantes da FEP estão habilitados a desempenhar funções na área da análise e consultoria económica, do apoio à definição de políticas públicas, dos sistemas de informação, das finanças e da gestão nas suas diversas vertentes, estratégica e operacional, e nas funções financeira, de marketing, das operações e da logística, ou da contabilidade, auditoria, controlo de gestão ou fiscalidade.
Caso opte pela candidatura através do Concurso Nacional de Acesso, deve ter em conta os prazos que constam no calendário do concurso.
O valor das propinas a pagar pode ser consultado aqui.
As médias são calculadas da seguinte forma:
- média do secundário: 50%;
- provas de ingresso: 50 %
- Licenciatura em Economia: 208
- Licenciatura em Gestão: 208
Durante a Licenciatura terá oportunidade de contactar com vários organismos de estudantes e participar em atividades de enriquecimento extracurricular, incluindo visitas a empresas. Para ficar a conhecer melhor os grupos e organizações de estudantes da FEP clique aqui.
Durante a licenciatura, poderá usufruir das oportunidades internacionais que a FEP tem para oferecer e partilhar o ambiente internacional da nossa escola.
Quando entrar na FEP não se esqueça de se inscrever no nosso Career Portal e ficar a par de todas as oportunidades de estágio, emprego e formações complementares.
Para ficar a conhecer alguns dos antigos alunos da FEP pode clicar aqui.
Para informações acerca de alojamento e bolsas de estudos, pode aceder ao site dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto.
Não há horários pós-laboral nas licenciaturas. O horário que tem sido praticado nas licenciaturas da FEP é um horário diurno, não havendo aulas ao sábado.
Se está a frequentar um curso superior (congénere ou não) e pretende mudar-se para a FEP, quer seja de uma escola nacional ou estrangeira, terá de se candidatar a uma vaga do regime “Mudança de Par Instituição/Curso”, regulamentado pela Portaria nº. 181-D/2015, de 19 de junho.
Anualmente, a FEP publica um Edital que dá conhecimento das vagas homologadas para este regime, bem como dos critérios de seriação aprovados, e todas as informações necessárias para a formulação do processo de candidatura.
É frequente os estudantes que pretendem ingressar na FEP por este regime quererem saber, antecipadamente, as equivalências que poderão vir a ser concedidas. A FEP não dá esta informação. Só após o candidato ser admitido e matriculado, a FEP vai analisar o conteúdo programático das disciplinas a que teve aproveitamento na escola de origem e emitirá um parecer sobre concessão de equivalências (Reconhecimento/Creditação).
Deve ler a seguinte legislação:
Anualmente, a FEP publica um Edital que dá conhecimento do processo de candidatura para a realização das provas.
Após a realização das provas, desde que aprovado, pode candidatar-se a uma das vagas disponíveis.