Avançar para conteúdo principal

Prémios - Prémios Professor Manuel de Oliveira Marques em Finanças Empresariais

Os Prémios Professor Manuel de Oliveira Marques, atribuídos de dois em dois anos, visam distinguir projetos de tese e teses de doutoramento que se tenham distinguido pelo seu contributo para a inovação temática e metodológica em finanças empresariais.

Seminários FEP

Serão atribuídos dois prémios:

• Prémio de melhor projeto de tese de doutoramento em Finanças Empresariais, no valor de 3.000 Euros
  • Prémio de melhor tese de doutoramento em Finanças Empresariais, no valor de 2.000 Euros

Manuel de Oliveira Marques, ex-presidente da Metro do Porto e da STCP, foi economista e professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e distinguido, a título póstumo, com o Prémio Carreira FEP 2014.

Podem candidatar-se a estes prémios:

• estudantes de programas de doutoramento de Universidades portuguesas ou estudantes portugueses de universidades estrangeiras que ainda não tenham iniciado o trabalho de preparação da tese ou não o tenham feito há mais de seis meses e que sejam autores de um projeto de tese na área das Finanças Empresariais.
  • recém doutorados que tenham obtido o grau de doutor por uma universidade portuguesa ou recém doutorados portugueses que tenham obtido o grau de doutor por uma universidade estrangeira e cujas teses se enquadrem na área das Finanças Empresariais.

As candidaturas estão abertas até 30 novembro 2023, através do e-mail [email protected]

Os requisitos de candidatura são fixados por Edital e a candidatura a cada um dos prémios far-se-á através:

• da apresentação de um projeto de tese original desenvolvido pelo autor enquanto estudante de doutoramento e sobre tema de Finanças Empresariais;
  • da apresentação de uma tese de doutoramento aprovada nos dois anos letivos anteriores à data da convocatória e de um artigo científico extraído da referida tese sobre tema de Finanças Empresariais e de que o proponente seja o autor ou um dos coautores.

A leitura prévia do Edital é obrigatória.

• Prof.ª Doutora Clara Patrícia Costa Raposo | Professora Catedrática do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e Vice-Governadora do Banco de Portugal;
  • Prof. Doutor João Carvalho das Neves | Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e Administrador da Associação Mutualista Montepio Geral;
  • Prof. Doutor Gilberto Ramos Loureiro | Professor Associado com Agregação da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
  • Prof. Doutor João Filipe Monteiro Pinto | Professor Auxiliar da Católica Porto Business School;
  • Prof. Doutor Jorge Bento Ribeiro Barbosa Farinha | Professor Associado da Faculdade de Economia do Porto;
  • Prof. Doutor Miguel Augusto Gomes Sousa | Professor Auxiliar da Faculdade de Economia do Porto.
  • Candidatura: 30 de novembro de 2023
  • Anúncio dos premiados: 31 de janeiro de 2024

Vencedores

premio-oliveira-marques-sandra-correia