Conforme resulta do Plano Estratégico da FEP 2023-2030, “a missão do Gabinete de Estudos Económicos, Empresariais e de Políticas Públicas (G3E2P) da FEP é (…) produzir conhecimento económico, empresarial e social estratégico e útil para a Sociedade, incluindo propostas de políticas públicas inovadoras, o que potencia a notoriedade e impacto da FEP”. Realce ainda para a “promoção da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, implícitos no conhecimento produzido, que visa respostas inovadoras aos desafios económicos e sociais [em particular os de Portugal (e da região Norte) e da UE], promovendo decisões mais informadas dos agentes económicos e políticos (literacia económico-social), de uma forma geral.”
Sem prejuízo do apoio à Direção da FEP em matéria de análise económica e pensamento estratégico – inerente à inserção do G3E2P no Gabinete de Apoio à Direção – , o enquadramento do G3E2P no referencial estratégico da FEP insere-se, assim, no Serviço à Sociedade, uma das quatro áreas centrais da Missão da FEP, mas também potencia, de forma transversal, as outras três áreas – Ensino, Investigação e Inovação –, uma vez que resulta igualmente da missão do Gabinete, nomeadamente:
- “A procura de um maior impacto económico, empresarial e social das intervenções da FEP, nomeadamente a escolha de temas de trabalhos intercalares, dissertações e teses focados na produção de conhecimento estratégico e abordagens inovadoras atendendo a desafios económicos, empresariais e sociais de Portugal (e da região Norte) e da UE” – contributo para o Ensino e a Investigação pela aplicação da filosofia de impacto nos trabalhos académicos, desde que os estudantes procurem esse serviço (visto como um conjunto de sugestões e recomendações) antes da definição formal desses trabalhos com os professores e orientadores responsáveis, que têm total autonomia pedagógica e de orientação.
- Colaborar, em conjunto com várias outras estruturas da FEP, na “gestão de Stakeholders externos”, sobretudo por via do “conhecimento e propostas produzidos”, “com maior foco nas necessidades das empresas” – contributo para a Inovação pela promoção da ligação entre a Academia e o meio empresarial, e a valorização económica e social do conhecimento produzido.
- “O aumento de notoriedade [da FEP] por via da produção de estudos e propostas de políticas públicas inovadoras (…) do G3E2P”, o que permitirá, ao nível da comunicação e imagem, “reforçar a presença da FEP nos órgãos de comunicação social com (…) a discussão de temas atuais e com grande interesse público”, contribuindo assim, de uma forma geral, para “potenciar o impacto económico-social do conhecimento associado ao ensino e à investigação realizados no conjunto da FEP” – contributo para o Ensino, Investigação e Inovação através do aumento da notoriedade e disseminação do conhecimento produzido na FEP.
Assim, toda a intervenção do G3E2P prossegue uma filosofia centrada no impacto económico e social sustentável, incluindo (necessariamente) a sustentabilidade empresarial.
Estão previstos vários canais de divulgação (produtos), pautados pelo rigor e a acessibilidade do conhecimento produzido, aspetos que contribuem – dentro da lógica de literacia económico-social seguida – para decisões mais informadas dos agentes económicos e dos agentes políticos (i.e., os cidadãos eleitores e os atuais/ futuros governantes). No que se refere à acessibilidade, os resumos e sumários executivos, adequados a uma maior audiência – com explicitação simples dos principais conceitos e um nível de detalhe suficiente dos resultados –, são de acesso púbico. Os estudos completos e capítulos autónomos, contendo análises mais detalhadas e técnicas, são dirigidas a públicos específicos com maior conhecimento e interesse nas matérias abordadas – membros da Academia (Universidade do Porto), parceiros da FEP e personalidades (nomeadamente as pertencentes à Comissão de Hora das comemorações dos 70 anos da FEP) –, que poderão utilizar e aprofundar as análises, se assim o entenderem. Os estudos integrais serão ainda disponibilizados a pedido (via email) após aprovação da Direção da FEP. Este figurino visa adequar a divulgação aos destinatários, avaliar o interesse nos estudos e maximizar o impacto das intervenções, que beneficiará ainda do foco de cada estudo em poucos temas e uma ampla difusão.
A articulação prevista entre as publicações e estudos assegura ao leitor a coerência de análise entre os vários suportes da investigação produzida, reforçando a abordagem e o impacto.
Publicações e estudos
Publicação principal
“Economia e empresas – tendências, perspetivas e propostas”
Trata-se da publicação principal do G3E2P (estão previstos quatro números por ano, em média), que visa a análise de tendências económicas – de médio/longo prazo e de curto prazo – e propostas de políticas públicas inovadoras que respondam ao diagnóstico efetuado. Em cada número haverá um foco em poucos temas, mas que poderão ter um desenvolvimento considerável, em função dos objetivos e propostas apresentados. Poderão ser incorporadas análises e propostas inseridas noutras publicações e estudos do G3E2P – em particular position papers e análises Flash –, desde que estejam relacionados com os temas explorados em cada número e potenciem a abordagem, o mesmo acontecendo com outro conhecimento produzido pela FEP.
Após a divulgação de cada número, se a Direção julgar pertinente, será lançado um inquérito para obter feedback (grau de aceitação e eventuais sugestões de melhoria) sobre as propostas inovadoras apresentadas. O inquérito é dirigido à comunidade académica, ao meio empresarial e à sociedade em geral, com os resultados a terem uma divulgação autónoma, reforçando a difusão, a notoriedade e o impacto das propostas.
Número 1/2023 - 24
Publicação anual
“Economia e Empresas – Balanço e perspetivas”
Divulgada até maio, a publicação contém o balanço do ano económico anterior e as perspetivas para o novo ano. O balanço do ano anterior inclui um resumo dos estudos e propostas produzidas nesse ano, bem como a sua integração num todo coerente – diagnóstico estratégico integrado e pacote articulado de medidas inovadoras (de resposta aos problemas identificados) já apresentadas, que podem assim ter um impacto acrescido por via de sinergias e complementaridades, mais eventuais novas propostas que potenciem a abordagem.
Position papers
Os position papers do G3E2P da FEP são reflexões fundamentadas sobre um dado tema económico e social que se enquadram nos objetivos do Gabinete e assumem a forma de trabalhos em progresso (working papers), ou seja, produção científica inacabada que poderá mais tarde ser aprofundada para desenvolver trabalhos de mais largo espectro. As reflexões são da exclusiva responsabilidade dos autores.
Análise flash
Análise relativamente curta e quase em “tempo real” – desfasamento muito curto da informação de base, próximo do timing dos media – sobre dados económicos ou medidas de política nacional e internacional com particular interesse, complementada por uma componente visual de representação da informação (gráfica, de preferência) que facilita a compreensão e promove o interesse.
Publicações científicas e outras
Outros estudos e publicações que não se enquadrem na anterior classificação e se insiram no âmbito do “Serviço à Sociedade. Nesta categoria incluem-se, por exemplo, artigos publicados em revistas científicas na área da economia, aproveitando estudos realizados pelo G3E2P no decurso da sua atividade.
Artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas
Email de contacto: [email protected]