Avançar para conteúdo principal

Projetos - MIENAT

Methodology of Interpretation of European Nature Heritage in Tourism (MIENAT) é o nome do projeto de investigação na área do turismo de natureza que a FEP integra.

Trata-se de um projeto de investigação financiado pelo Programa Erasmus + Strategic Partnerships for higher education, que está a ser implementado em oito escolas parceiras, as quais representam diferentes regiões europeias e países com património natural diverso, nomeadamente Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Lituânia, República Checa, Roménia e Portugal.

No caso da FEP o projeto está a ser liderado pelos Professores Pedro Quelhas Brito e Raquel Meneses e o subtema em análise é a paisagem agrícola, vinhedos, rotas do vinho e interpretação através da experiência.

MATERIAIS DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DO PROJETO

Neste vídeo, o foco está nos Açores, o único arquipélago do mundo certificado como destino sustentável. Várias instituições públicas e privadas trabalham em rede para proporcionar uma experiência rica em entretenimento, interpretação e educação sem serem invasivas. A arquitetura dos centros de interpretação e o esforço para minimizar a intervenção humana são a prova do seu empenho. O vídeo apresenta depoimentos de pessoas envolvidas em centros de ciência, Montanheiros e empresas privadas de mergulho que se alinham com esta política de turismo sustentável.

Neste podcast, foram entrevistados dois guias que conduzem passeios pelo Algar do Carvão, uma maravilha natural única e deslumbrante localizada nos Açores. Sendo uma das duas únicas crateras de vulcão extinto acessíveis no mundo, o Algar do Carvão é um destino popular para visitantes de todo o mundo.

presentation-azores-mienat

Esta apresentação centra-se no caso dos Açores - um arquipélago extraordinário que detém a distinção de ser o único destino sustentável certificado do mundo. Os Açores alcançaram este objetivo através de esforços de colaboração entre instituições públicas e privadas. Juntos, criam uma experiência enriquecedora que combina perfeitamente entretenimento, interpretação e educação, mantendo um equilíbrio delicado com o ambiente.

O compromisso dos Açores com a sustentabilidade vai para além do mero turismo. Ao integrar vídeos e fotografias que mostram o arquipélago e os seus diversos centros de interpretação, esta apresentação exemplifica como as práticas responsáveis podem melhorar tanto a experiência do visitante como a preservação do ambiente.

INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL EUROPEU NO TURISMO

A interpretação é uma atividade educativa que ultrapassa a mera comunicação factual. O seu objetivo é revelar significados e relações através de objetos originais, experiências em primeira mão e meios ilustrativos.

No atual panorama turístico exigente, em que a conservação do ambiente é crucial, a interpretação da natureza desempenha um papel vital. Ao envolver os viajantes com o ambiente natural, podemos promover a sua compreensão e apreciação da natureza, apoiando simultaneamente os esforços de conservação.

No âmbito do projeto MIENAT foram publicados dois livros, que servem como manuais para compreender e praticar a interpretação do turismo de natureza, aprofundando alguns aspetos teóricos e práticos, com destaque para a apresentação pormenorizada de nove estudos de caso de vários países europeus.