Caixa de ferramentas para manter a saúde psicológica

Caixa de ferramentas para manter a saúde psicológica

A 15 de Janeiro de 2021 iniciou-se um novo confinamento geral, esta segunda-feira (18) o primeiro-ministro falou novamente ao país e tornou ainda mais evidente a necessidade de cumprirmos as normas e ficarmos em casa, o que começa a ser um desafio para a nossa saúde psicológica e um teste à nossa capacidade de resiliência.

É fácil encontrar um motivo para sair de casa ou uma exceção à regra. É que além da lista de excepções ser extensa, há também “uma vontade individual de se tentar enquadrar em cada exceção”, aponta Teresa Espassandim. No entanto, “sempre que a pessoa pensa mais nas exceções do que na regra, está a atrasar-se a si e aos outros”. – Fonte: Jornal Público 

Por isso, a OPP (Ordem dos Psicólogos) disponibiliza um documento que serve como “Caixa de ferramentas para manter a saúde psicológica”, que começa logo por falar que é natural sentirmos determinadas emoções, como dor, inquietação, insatisfação e impotência; e que continua com o apelo ao uso do humor, ao reforço das relações e ao estabelecimento de uma lista de desejos. Sem esquecer, claro, a importância de hábitos alimentares corretos e prática de exercício físico.

Ficaste curioso e queres saber mais? Clica sobre a imagem abaixo para aceder ao PDF na integra.

+ Fadiga da Pandemia

+ Sinais que põe em risco a saúde mental

Partilhar