Cadernos de Inovação Pedagógica – Vol. III

A comunidade como prática - uma experiência de aprendizagem em serviço da Universidade do Porto

Como Isabel Menezes expõe e o subtítulo ilustra, o terceiro volume de Cadernos de Inovação Pedagógica propõe-se “como espaço de partilha do que é aprender com a aprendizagem em serviço”, compilando reflexões sobre “as comunidades como lugares de ‘necessidades’ e de ‘recursos'”, “territórios da terceira missão numa escola democrática”, “projetos comunitários”, “a relação entre o sujeito e a comunidade”, entre muitos outros temas relevantes.

 

Detalhes do livro:

Título: Cadernos de Inovação Pedagógica - Vol. III
Preço: 14€ 12.6€
Ano: October, 2023
Edição: 1.º
Editora: U.Porto Press
Coleção: Cadernos de Inovação Pedagógica
ISBN-13: 978-989-746-355-6
Dimensões: 130 mm x 20 mm x 190 mm
Número de páginas: 277
Peso: 375 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Educação > Ensino Superior, Educação > Métodos de Ensino e Materiais Didáticos

Descrição

“É sempre gratificante verificar que há universidades, como a Universidade do Porto, que, gostando de se distinguir pelos lugares cimeiros alcançados nas avaliações nacionais e internacionais da sua atividade científica, não descuram nem secundarizam a dimensão pedagógica da sua missão. A U.Porto é, precisamente, um exemplo vivo de que a qualidade científica e a qualidade pedagógica podem e devem conviver para impulsionar e consolidar o seu papel insubstituível na criação de uma sociedade mais preparada, mais criativa, mais interventiva, mais inovadora, mais aberta, mais valorizada, mais desenvolvida e mais resistente às adversidades múltiplas que nos ameaçam. A um certo nível de análise, poderíamos até dizer que, numa universidade com a projeção e a ambição da Universidade do Porto, a prática da investigação e a prática da docência não têm de ser dois domínios inflexivelmente separados um do outro. Como este livro demonstra muito bem, a prática pedagógica pode ser também ela objeto de análise, reflexão, investigação e publicação.”  – João Veloso, fundador da coleção em “Introdução”

Como Isabel Menezes expõe e o subtítulo ilustra, o terceiro volume de Cadernos de Inovação Pedagógica propõe-se “como espaço de partilha do que é aprender com a aprendizagem em serviço”, compilando reflexões sobre “as comunidades como lugares de ‘necessidades’ e de ‘recursos'”, “territórios da terceira missão numa escola democrática”, “projetos comunitários”, “a relação entre o sujeito e a comunidade”, entre muitos outros temas relevantes.