Imagem do Autor

João Moreira de Campos (Aveiro, 1957) é licenciado pela FEUP, Engenharia Química, graduado em Mecânica de Fluidos pelo von Karman Institute for Fluid Dynamics, Bruxelas, e doutorado pela U. Porto onde, mais tarde, apresentou as suas provas de agregação. É professor no DEQ da FEUP, desde 1979, onde tem assegurado unidades curriculares na área dos Fenómenos de Transporte: quantidade de movimento, calor e massa. No DEQ exerceu diversos cargos, nomeadamente o de diretor de curso em diversos períodos temporais. Pertenceu ao Conselho Científico da FEUP e é, presentemente, membro do seu Conselho de Representantes e do Conselho Geral da U. Porto. Foi um dos promotores do curso do Mestrado “Fundamentos e Aplicações da Mecânica de Fluidos” lecionado na Faculdade de Engenharia entre 1999 e 2007. Fundou e é coordenador científico da unidade de investigação subsidiada pela FCT, “Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte – CEFT”. Tem várias colaborações nacionais e internacionais na área da investigação, sendo de destacar a colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor de inúmeros trabalhos publicados em revistas internacionais e apresentações em congressos nacionais e internacionais.