1. Antes de submeter a sua proposta de publicação, visite o nosso site, analise as nossas Coleções e confirme que o seu projeto dá expressão à nossa Missão e Projeto Editorial. Note que, embora a U.Porto Press privilegie propostas apresentadas pela comunidade académica da Universidade do Porto, está aberta a acolher projetos interessantes de outros investigadores. Note ainda que as publicações deverão ser originais e escritas em língua portuguesa ou em língua inglesa. Não aceitamos para publicação teses de mestrado e de doutoramento. Só aceitamos para publicação textos que respeitem o Novo Acordo Ortográfico.

2. Descarregue aqui o formulário “Proposta de Publicação” que terá de preencher para apresentar a sua proposta. Lembre-se de que, no caso de estar a propor a publicação de uma obra coletiva, deverá obter autorização de todos os autores.

3. Aceitamos dois tipos de propostas: 1) publicação completa, pronta a ser avaliada (situação preferencial); 2) proposta de publicação (com índice e descrição detalhada de cada um dos capítulos). Esta segunda situação está apenas aberta a investigadores que tenham obtido o grau de Doutor há mais de 10 anos e que tenham publicado junto de editores relevantes um número suficiente de artigos ou livros que permita uma avaliação do seu trabalho. A U.Porto Press poderá, nesses casos, fazer uma pré-aceitação de projetos editoriais.

4. A U.Porto Press tem um orçamento limitado, pelo que só poderá apoiar a 100% alguns projetos por ano. Se conseguir financiamento total ou parcial para o seu projeto, é importante que o mencione. A U.Porto Press está aberta a projetos em parceria com faculdades, centros de investigação e outras instituições relevantes.

5. Depois de ter confirmado que preencheu todos os campos do formulário e forneceu o maior número possível de elementos relativamente à publicação, envie por e-mail, para a U.Porto Press ([email protected]) os seguintes documentos:
a. Formulário “Proposta de Publicação”
b. Ficheiro com publicação completa ou projeto de publicação
c. Declaração de autoria e autorização para publicação

6. A Equipa da U.Porto Press confirmará, com a brevidade possível, a receção da sua proposta. Esta será encaminhada para avaliação por pares caso o seu enquadramento seja considerado adequado à estratégia editorial da U.Porto Press.

Formato dos ficheiros para publicação

Regras para entrega de materiais

Os manuscritos devem ser entregues em formato digital — .docx — acompanhados de pelo menos uma prova em papel.
Todos os textos e figuras devem ser gravados como documentos independentes e compilados em diretórios correspondentes a cada capítulo ou parte do livro a publicar.
É obrigatória a aplicação do Acordo Ortográfico.

Na preparação dos textos recomenda-se a verificação de:

• espaços duplos (que nunca devem ser utilizados);
  • utilização de espaços antes da pontuação;
  • utilização de travessões e não de hífens;
  • utilização de aspas curvas (“ ”) e não de aspas angulares (« »);
  • utilização de estilos de formatação de títulos, sub-titulos, etc. no documento Word.

Figuras e outro material gráfico:

As ilustrações devem ser fornecidas preferencialmente com a dimensão máxima da área útil da paginação — 110 mm de largura, 174 mm de altura — devem ser numeradas pela ordem em que surgem no texto e ser fornecidas em formato TIFF com 300 dpi.

Equações ou fórmulas devem ser formatadas de forma precisa e consistente, sendo indicados também os locais onde a fórmula poderá ser dividida caso ocupe mais do que uma linha de texto.
Gráficos, mapas ou desenhos devem ser compostos em Illustrator e fornecidos em formato nativo (.ai ou .pdf). Os gráficos poderão também ser executados em Excel, desde que sejam fornecidos em formato TIFF com a resolução de 300 dpi.

Normas para as referências bibliográficas:
As referências e as citações bibliográficas devem ser elaboradas de acordo com uma das seguintes normas:
Norma Portuguesa NP 405
Normas da APA (American Psychological Association)

Os manuscritos que não estejam conformes com as indicações de apresentação expressas neste regulamento não serão abrangidos pela planificação de produção regular.