Imagem do Autor

João Veloso é docente de Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1993, na categoria de professor associado de desde 2017. É, desde 2018, pró-reitor da Universidade, com a responsabilidade dos pelouros da Promoção da Língua Portuguesa e da Inovação Pedagógica. É também o coordenador do Centro de Linguística da Universidade do Porto (desde 2008) e, desde 2016, membro da Delegação Nacional de Portugal junto do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP (em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal). Como linguista, as suas principais áreas de especialidade, nas quais é autor de mais de uma centena de trabalhos publicados, situam-se nos domínios da fonética, da fonologia, da morfologia e da variação gramatical do português.