A U.Porto Press / Editora da Universidade do Porto tem como missão disseminar o conhecimento produzido na academia, em especial na Universidade do Porto, junto da comunidade académica e da sociedade em geral através da publicação de obras de elevado mérito científico, cultural e artístico, em consonância com as três áreas de atuação da Universidade do Porto: ensino, investigação e extensão universitária.

Define como principais objetivos estratégicos a publicação de: compêndios escolares destinados a estudantes ou profissionais, servindo ainda o objetivo de fixação de terminologia científica em português de Portugal; obras de apoio ao ensino da língua e cultura portuguesas a estudantes estrangeiros; obras originais, em português e/ou inglês, que constituam um contributo relevante para o avanço do conhecimento numa determinada área científica, cultural e artística, ou em áreas interdisciplinares; e obras de divulgação científica junto de um público não especializado.