Arquitetura, Arte e Utopia – U. PORTO Alumni Little Books

Com base nas dissertações dos estudantes finalistas, foi criada uma nova coleção de pequenos livros de Arquitetura, Arte e Utopia - U. PORTO Alumni Little Books - que tem o apoio da U.Porto Press associada à Scopio Editions. O objetivo é o de publicar pequenos livros (book zines) provenientes do trabalho de dissertação dos alunos finalistas das Faculdades da U. Porto, selecionados pela qualidade desse trabalho e proximidade dos temas abordados em relação às áreas de Arquitetura, Arte e Utopia. A coleção é uma iniciativa conjunta do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP). Constituída por publicações Little Books com um formato especificamente concebido para o efeito, a coleção está estruturada através dos temas de interesse de cada uma das obras relacionadas com Arquitetura, Arte e Utopia, tendo como base a seleção dos trabalhos finais do Mestrado escolhidas anualmente e editadas de acordo com o novo layout da coleção.

Arte e Pensamento

Com esta coleção a U.Porto Press inclui no seu catálogo ensaios sobre arte, estética e criação artística, bem como livros de artista e catálogos.

Atelier

Obras de natureza interdisciplinar, com um forte componente visual, no cruzamento entre a imagem e a reflexão teórica.

Cadernos de Inovação Pedagógica

Concertina

A coleção concertina acolhe projetos especiais em formato diferenciado conjugando registos como o texto poético e a ilustração.

Estudos e Ensino

A coleção destina-se a acolher ensaios e textos associados às áreas de investigação e ensino, tendo como público-alvo estudantes, investigadores e docentes do ensino superior.

Fora de Série

Com a Coleção Fora de Série a U.Porto Press propõe-se chegar a um público mais vasto, fazendo comunicação de ciência através da ficção e acolhendo textos com características que se diferenciam da especificidade e imagem do livro técnico e/ou académico: textos dramatúrgicos, contos e romances ou ainda assumindo outras formas próximas da arte e da poesia.

Letras Portuguesas

Através da Coleção Letras Portuguesas, a U.Porto Press assume a sua responsabilidade, enquanto editora académica, editando ou reeditando os principais textos da cultura e literatura portuguesas que se encontrem indisponíveis ou sejam de rara disponibilidade e se revistam de particular relevo para a nossa memória literária e cultural. A coleção propõe a revisitação do património literário e cultural português de um ponto de vista simultaneamente genético – compreendendo os textos no seu diálogo com os gostos e ideias do seu tempo – e presentista – oferecendo chaves para a sua interpretação à luz da atualidade.

Marginal

Através da Coleção Marginal a U.Porto Press propõe-se publicar textos curtos produzidos a partir de projetos oriundos das múltiplas áreas disciplinares que compõem ou intersectam os curricula das várias faculdades, sob o signo da sustentabilidade, isto é, num formato que permita a sua publicação aproveitando o excedente de papel de outra publicação

Outras Coleções

150 títulos de coleções descontinuadas: Do Saber, Para Saber, Divulgação, Memória, Múltiplos, Perspectives, Edições do Centenário e Extra-Coleção.

Pensamento, Arte e Ciência

Dedicada à edição de obras de Abel Salazar, a coleção alternará a publicação de títulos esgotados e de inéditos.

Summa Cum Laude

Criada sob proposta da Faculdade de Direito, a coleção está vocacionada para a publicação de teses de doutoramento premiadas, à razão de dois títulos por ano.

Transversal

A U.Porto Press adotou como linha de ação a aproximação a parceiros dentro da Universidade do Porto tendo, para tal, criado a Coleção Transversal, através da qual promove ativamente uma política de coedições com as faculdades e os centros de investigação, colocando a sua chancela em publicações que valorizam o conhecimento produzido na universidade e consolidam a fixação de terminologia científica em áreas fundamentais do ensino e da investigação.

Uma Língua Com Vista Para O Mar. Estudos de Língua Portuguesa

A coleção Uma Língua com Vista para o Mar. Estudos de Língua Portuguesa, completando o trabalho feito sobre o português, a sua divulgação e o seu ensino em várias instâncias da Universidade, propõe-se disponibilizar, a um público profissional, estudos de qualidade e resultados de investigação relevantes sobre as propriedades formais da língua, a comparação entre as suas variedades, as políticas para a sua difusão no espaço internacional e os aspetos relacionados com o seu uso e o seu processamento.