Artigo Científico: Impacto psicológico do confinamento pela COVID-19 em jovens espanhóis: um estudo transversal
A edição de Setembro da Revista de Psicologia Clínica com Crianças e Adolescentes, da Aitana Investigación, conta com 12 artigos que abordam o tema da Covid-19 e o impacto que ela teve nos jovens. Este é o segundo dos três desses estudos que selecionamos para partilhar convosco.
Os autores são Nieves Erades & Alexandra Morales, da Universidade Miguel Hernãndez.
Resumo
O confinamento pela COVID-19 e o stresse a ele associado podem afetar o bem-estar das crianças. Devido à novidade desta situação, os estudos relacionados são ainda limitados.
O objetivo principal deste trabalho foi descrever em que medida a situação de confinamento afetou as crianças e os seus comportamentos, problemas de sono e bem-estar emocional. Um segundo objetivo foi identificar variáveis de proteção que possam servir para amenizar possíveis efeitos negativos da situação nas crianças. Um terceiro objetivo foi estudar uma possível relação entre a perceção dos pais sobre a gravidade e controlabilidade das reações negativas dos filhos.
A amostra é constituída por 113 participantes espanhóis (70,5% mulheres) com filhos entre 3 e 12 anos (51,8% crianças).
Os pais responderam a um questionário online sobre as rotinas dos seus filhos durante a quarentena, o seu bem-estar emocional, problemas de sono e o seu comportamento. 69,6% dos pais relataram que, durante o confinamento, os filhos apresentaram reações emocionais negativas, 31,3% problemas de sono e 24,1% problemas de conduta.
Crianças que despenderam menos tempo em exercícios físicos e fizeram mais uso de ecrãs apresentaram um maior número de reações negativas. Filhos de pais que faziam maior uso de medidas de segurança apresentaram menos reações negativas.
A perceção de risco e a gravidade da situação devido à COVID-19 não tiveram relação com as reações das crianças. Os dados sugerem que o exercício físico regular e a limitação do uso diário de ecrãs podem beneficiar a saúde mental das crianças em situações de isolamento.
Para ler o artigo na integra clique sobre a imagem.