U.Porto Press promove lançamento de livro sobre erosão costeira em Ovar

Estruturas de Defesa Costeira e ordenamento no concelho de Ovar. Esmoriz, Cortegaça, Furadouro (Portugal). 1993-2015 será apresentado publicamente no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 18h00, no Auditório da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto (à Praça Gomes Teixeira).

A apresentação da obra de Fernando Veloso Gomes, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), estará a cargo de Carlos Coelho, Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, natural e residente no concelho de Ovar, investigador na área da gestão e planeamento costeiro e proteção do litoral e Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.

A entrada é livre.

O IMPACTO DA EROSÃO COSTEIRA E SUAS IMPLICAÇÕES

Em Estruturas de Defesa Costeira e ordenamento no concelho de Ovar. Esmoriz, Cortegaça, Furadouro (Portugal). 1993-2015, Fernando Veloso Gomes, também cofundador e Presidente do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (IHRH) entre 1993 e 2017, coloca em análise o impacto da erosão costeira nas praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro, bem como novas abordagens para a resolução dos graves problemas que afetam este trecho costeiro.
Sendo Portugal um dos países europeus mais afetados pela erosão costeira, onde, nas últimas décadas, ocorreu o recuo da zona de costa em largos metros, esta questão assume especial relevância.

Arribas de erosão e queda de árvores na faixa costeira com floresta. [P. 19 do livro]/ Foto: DR
O livro – publicado pela U.Porto Press, na coleção Transversal – reúne, interliga e sintetiza parte de alguns estudos, relatórios, projetos de investigação e comunicações que foram produzidos pelo autor entre 1993 e 2015, no âmbito das suas atividades de investigação no IHRU e na FEUP. Inclui, também, trabalhos que não haviam sido ainda disponibilizados ao público, produzidos ao abrigo de Protocolos com o INAG – Instituto da Água (mais tarde, APA – Agência Portuguesa do Ambiente).

Com esta publicação – e com as que se seguirão, com o mesmo cariz, inseridas na série Zonas Costeiras. Um Legado para o Futuro –, Fernando Veloso Gomes pretende deixar um testemunho de problemas, dinâmicas naturais e antropogénicas, desafios, metodologias, estudos e intervenções no terreno, para que se colham ensinamentos e se proceda a eventuais reorientações estratégicas.

Estruturas de Defesa Costeira e ordenamento no concelho de Ovar. Esmoriz, Cortegaça, Furadouro (Portugal). 1993-2015 está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10% (e, excecionalmente, com um desconto de 20% entre 30 de novembro e 6 de dezembro).

SOBRE O AUTOR

Fernando Veloso Gomes licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em 1973, onde também se doutorou (1981). Em 1974 obteve o Master of Sc. in Naval Architecture (University of London) e fez uma pós-graduação em Ocean Engineering (University College London). É Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da FEUP desde 1997, tendo-se jubilado em 2020. Foi Presidente do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (1993-2017), tendo sido cofundador e membro da sua Direção (1987-1993). Foi Presidente da Associação EUROCOAST – Portugal (2000-2006) e Presidente da Federação Europeia EUROCOAST (2002-2004).

Autores Relacionados

Fernando Veloso Gomes