Revista scopio ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM: volume 1 online e chamada aberta para volume 2

Foi lançada a versão online da revista scopio Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia, uma revista académica internacional de acesso aberto, publicada pela U.Porto Press e pela scopio Editions.

De periodicidade anual e com revisão por pares, a revista é uma iniciativa do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em colaboração com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS/FBAUP), o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e o Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS/FLUP/NOVAFCSH).

UM NOVO HORIZONTE NA EXPLORAÇÃO DA UTOPIA

O lançamento da versão online da revista scopio Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia (scopio AAI) constitui um marco significativo para a disseminação e debate de projetos e ideias capazes de cruzar fronteiras e deslocar limites no universo da Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), explorando um conceito renovado de Utopia na contemporaneidade.

A publicação, orientada para a investigação, surge em colaboração com o projeto Contraste – uma rede de iniciativas artísticas em Arte, Arquitetura, Design e Fotografia, com envolvimento direto de onze instituições de ensino superior que lecionam fotografia em diversas áreas disciplinares –, com o intuito de fomentar um diálogo multidisciplinar em torno do universo da AAI.

Com uma renovada Equipa Editorial Internacional, a revista scopio AAI pretende explorar as paisagens da criatividade, da inovação e do pensamento crítico. Este ano, a publicação tem como tema central a Utopia, desafiando as perceções convencionais e convidando diversos autores a imaginar novos paradigmas de pensamento utópico nas nossas sociedades complexas.

A edição inaugural da revista é inspirada na ideia de que as visões utópicas não são meras fantasias, mas instrumentos essenciais para inspirar a transformação da sociedade. Aspira a aproveitar as utopias como catalisadores de mudança no mundo real, promovendo visões inovadoras que abrem caminhos criativos e colaborativos para um futuro melhor.

Ao refletir criticamente sobre os ideais modernistas e ao repensar o pensamento utópico no contexto das democracias modernas, a revista aspira a promover uma noção contemporânea de Utopia.

VOLUME 2 | EXPLORAR REALIDADES CONTEMPORÂNEAS – CHAMADA ABERTA ATÉ 1 DE MAIO

A revista scopio AAI pretende contribuir para debates interdisciplinares sobre a forma como a arquitetura e o espaço público definem as nossas cidades, como as cidades moldam os territórios e como estes domínios podem ser explorados e comunicados através da lente da imagem.

A presente convocatória visa explorar o uso da fotografia, e de outros meios de representação visual, como formas de investigação artística, de documentação e de análise de diferentes configurações sobre a transformação do espaço público, bem como o modo como ele é compreendido e moldado por áreas de estudo, práticas e culturas diversificadas. Isto significa compreender melhor, através da fotografia e do vídeo, a relação entre a cultura e o espaço, e explorar a forma como a cultura, as crenças, os comportamentos e as práticas interagem e moldam o espaço público de diferentes territórios e as suas arquiteturas, cidades e paisagens.

O objetivo passa por incentivar o uso de imagens para a construção de projetos artísticos que promovam olhares críticos sobre a transformação do espaço público, em resultado da forma como é entendido e vivenciado, nas suas múltiplas facetas.

Procuram-se projetos artísticos e ensaios teóricos que usem a fotografia e o vídeo como forma de comunicar a experiência do espaço, questionando o modo como as pessoas vivem e trabalham, bem como as práticas arquitetónicas e as paisagens urbanas.

Estudantes e investigadores são incitados a desenvolverem projetos que não se limitem a documentar e descrever a realidade, mas a aprofundar conhecimentos que potenciem a construção de formas mais eficazes e significativas de compreender as nossas relações com o território, antecipando um futuro possível. Pretende-se desenvolver ensaios visuais baseados em práticas fotográficas fortes, a nível concetual e artístico.

A chamada aberta decorrerá até 1 de maio e a submissão de propostas será, numa primeira fase, para a conferência internacional promovida pela scopio e pela Contrast, cujo tema central é “Explorar Realidades Contemporâneas”. Seguir-se-á uma seleção dos melhores trabalhos, que integrarão o segundo volume da revista scopio AAI, subordinado à mesma temática.

Informações adicionais e condições para submissão de propostas disponíveis aqui .