U.Porto Press lança obra fundamental na área da Geologia

“Para quê um glossário”? A questão foi lançada pelo próprio Frederico Sodré Borges, autor de Glossário de Geologia Estrutural e Tectónica, publicado recentemente pela Editora da Universidade do Porto, na coleção Estudos e Ensino.

Nas palavras do antigo docente do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), antigo diretor do Museu de História Natural da FCUP e fundador da respetiva Sala de Mineralogia, numa fase inicial o objetivo desta recolha passou por “oferecer material de apoio aos meus alunos, proporcionando-lhes conhecimento para além daquele que a limitação temporal e a temática das disciplinas, que lecionava, permitiam”. Contudo, em 2003, com a sua aposentação e distanciamento do ensino, o interesse esmoreceu e a elaboração do glossário foi interrompida.

GLOSSÁRIO: DA GÉNESE AO CONTRIBUTO PARA A GEOLOGIA

O interesse reacendeu-se na década seguinte, quando o autor foi abordado pelo Professor Manuel Lemos de Sousa, em 2014, para escrever um Thesaurus de Cristalografia e Mineralogia, obra que viria a ser publicada três anos mais tarde. Nessa altura, recordou o trabalho interrompido.
Os trabalhos avançaram em 2020, depois de ter recebido um convite para um outro thesaurus, desta vez relativo aos temas de cartografia geológica, geologia estrutural e tectónica. “Retomei o glossário já escrito, procedi à sua revisão, adaptei-o, atualizei-o e completei-o”, explica. Uma vez que havia ficado decidido que aquele thesaurus não seria propriamente um glossário – não incluindo, por exemplo, qualquer definição de conceitos –, o autor ficou “de mãos livres para, de forma independente, publicar o glossário, que funcionaria como um complemento do thesaurus”.

Assim nasceu o Glossário de Geologia Estrutural e Tectónica, a partir da colaboração de Sodré Borges no referido thesaurus, que para este efeito ampliou, ao considerar “vocábulos de tectónica, para além dos que o meu glossário, originalmente, incluía”.

Como assinala o autor, são escassos os glossários publicados em Portugal no domínio da geologia, sendo parte deles incompletos. Assim, defende que o seu “pretende contribuir para o enriquecimento destas obras precursoras, ao considerar conceitos que, embora mais especializados, reputo de importantes para um conhecimento geológico aprofundado (…)”, nomeadamente os do domínio da microfísica.

O GLOSSÁRIO DE GEOLOGIA ESTRUTURAL E TECTÓNICA, integrado na coleção Estudos e Ensino da Editora da Universidade do Porto, procura ajudar os estudantes a desbravar os termos desconhecidos da literatura científica. / FOTO: UPORTO PRESS.

Além de conceitos da geologia estrutural e da tectónica, nesta obra “explanam-se os diferentes tipos de defeitos que se definem numa estrutura cristalina idealmente imperfeita, os mecanismos de deformação que eles possibilitam e os conceitos concorrentes para a compreensão e contextualização da fenomenologia geológica”, que detalha.

Em reposta à questão inicial – “Para quê um glossário”? –, e tomando emprestadas as palavras de Frederico Sodré Borges, este trabalho “procura contribuir (…) para o enriquecimento da língua portuguesa em matéria científica” e disponibilizar aos alunos um dicionário temático que os ajude “a desbravar os termos desconhecidos” com que se deparam na literatura.

O Glossário de Geologia Estrutural e Tectónica está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.

SOBRE O AUTOR

Frederico Sodré Borges é licenciado em Ciências Geológicas pela FCUP (1963), mestre em Geologia Estrutural e Mecânica (1973) e doutorado em Geologia (1978) pelo Imperial College of Science and Technology, da Universidade de Londres. Docente da FCUP desde 1964, exerceu funções enquanto Professor Catedrático entre 1985 e 2003, ano em que se aposentou. Colaborou, em cursos de licenciatura, com a Universidade do Minho e, em cursos de mestrado, com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A par da sua atividade como docente e investigador, tem-se dedicado à publicação de trabalhos pedagógicos e científicos nas áreas básicas da Cristalografia e da Mineralogia, focando-se nas áreas da Geologia Estrutural e Tectónica, com particular incidência no estudo dos mecanismos de deformação intracristalina, indispensáveis para a compreensão da fenomenologia geológica, desde a deformação submicroscópica de minerais e rochas, às grandes estruturas tectónicas e à própria dinâmica terrestre.
Colabora, atualmente, na elaboração de um novo Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia de Ciências de Lisboa.

Autores Relacionados

Frederico Sodré Borges