Lançamento de obra de Paulo Tunhas marcado para 16 de fevereiro

Filosofia, de Paulo Tunhas, será apresentado ao público no próximo dia 16 de fevereiro, pelas 17h30, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), no âmbito do Colóquio Internacional “O pensamento e os seus objectos: Homenagem a Paulo Tunhas”.

O livro, que recentemente passou a integrar a coleção Transversal da U.Porto Press, é uma coedição do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IFUP) e desta Editora.

A apresentação da obra decorrerá numa sessão presidida por Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura, Museus e U.Porto Press, e será feita por José Meirinhos, Diretor do Departamento de Filosofia da FLUP, e Diogo Pires Aurélio, docente da Universidade Nova de Lisboa e investigador do IFUP.

A OBRA

“No dia em que este [livro] me chegou às mãos, ainda em documento word, a última coisa que eu poderia imaginar era que ele ia sair como livro póstumo”, confidencia Diogo Pires Aurélio, um dos organizadores da obra. “Nessa altura, Paulo Tunhas ainda fervilhava de ideias (…) e, como sempre, trabalhava, trabalhava muito, fazia horas a todos os títulos extraordinárias”. Até porque “Tinha na forja (…) um outro livro. Entretanto, escrevera este: Filosofia. Sem mais”.

Para Paulo Tunhas – filósofo, escritor, ensaísta, antigo docente do Departamento de Filosofia da FLUP e investigador do IFUP, falecido inesperadamente em 2023 –, a obra “pretende, à sua maneira, ser uma introdução à filosofia (…)”.

Será legítimo acrescentar que revela uma visão singular da filosofia, percorrendo conceitos e temas como os sistemas filosóficos ou a diversidade das maneiras de pensar.

Paulo Tunhas foi muito além de uma introdução à filosofia. Partindo da ideia de que esta pode ser concebida como uma “busca de saber, como algo que é ensinável, algo de sistemático” – e referindo-se a este último como a um “pensamento que procura organizar-se como um todo coerente” –, chega à ideia de sistema filosófico.

Nas suas palavras, os sistemas filosóficos procuram “construir um mundo integralmente coerente que seja habitado por tudo aquilo que podemos pensar, sem que nada lhe escape e sem que nada se encontre fora do lugar que essa coerência da totalidade exige”.

Filosofia está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.

SOBRE PAULO TUNHAS

Paulo Tunhas (1960-2023) licenciou-se em Filosofia na U.Porto e doutorou-se, também em Filosofia, na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Foi Professor Auxiliar do Departamento de Filosofia da FLUP e Investigador Principal do IFUP. Antes de ingressar na U.Porto, foi professor na Universidade Fernando Pessoa (1997-2008) e Investigador Visitante em Oxford e também no Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro.
Participou regularmente em encontros de filosofia e debates públicos e colaborou com diversos jornais. Para além dos livros de sua autoria, publicou trabalhos em inúmeras obras coletivas ou revistas.

Autores Relacionados

Paulo Tunhas