Nowhere Somewhere

Wrinting, Space and the Construction of Utopia

Utopianism always involves a sense of space, either as reality or as possibility. A somewhere is always predicated for utopia’s nowhere – a country of the mind, born out of creativity and reflection, if not an actual physical place.

 

 

O utopismo implica sempre uma noção de espaço, seja como realidade, seja como virtualidade. O nenhures da utopia designa sempre um algures – um território mental, nascido da criatividade e da reflexão, se não um lugar físico verdadeiro.

ISBN-13: 978-972-8025-51-9

Detalhes do livro:

Título: Nowhere Somewhere
Autor(es): José Eduardo Reis, Jorge Bastos da Silva
Preço: 11€ 9.90€
Ano: janeiro, 2006
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
Coleção: Outras Coleções
Série: Perspectives
ISBN-13: 978-972-8025-51-9
Dimensões: 160 mm x 230 mm x 20 mm
Número de páginas: 283
Peso: 588 g
Língua: Português
Tipo de Capa: Mole
Categoria: Literatura e Cultura > Estudos Críticos

Descrição

Utopianism always involves a sense of space, either as reality or as possibility. A somewhere is always predicated for utopia’s nowhere – a country of the mind, born out of creativity and reflection, if not an actual physical place. The nineteen essays in this collection address the dialectics of space and (no-)place within a number of theoretical-methodological frameworks. Topics range from Homer to the present day (indeed, to present-day visions of the future), and issues are covered which relate to several fields of interest, including imaginative literature, ethics, myth, architecture, urban planning, technology, sociology and politics, with a strong theoretical emphasis throughout.

 

 

O utopismo implica sempre uma noção de espaço, seja como realidade, seja como virtualidade. O nenhures da utopia designa sempre um algures – um território mental, nascido da criatividade e da reflexão, se não um lugar físico verdadeiro. Os dezanove ensaios que compõem este volume abordam a dialéctica do espaço e do (não-)lugar de acordo com coordenadas teóricas e metodológicas diversas. Os temas vão de Homero ao presente (na verdade, às visões do futuro que temos no presente), e as matérias estudadas inserem-se em campos tão variados como a literatura, a ética, o mito, a arquitectura, o urbanismo, a tecnologia, a sociologia e a política.

Autor(es):