Lançamento da obra 250 Anos da Criação da Aula de Náutica do Porto

O título 250 Anos da Criação da Aula de Náutica do Porto será apresentado ao público na próxima quarta-feira, dia 16 de março, em sessão marcada para as 18h00, na Sala do Fundo Antigo,  Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto, Praça Gomes Teixeira.

A obra, da autoria de José Moreira de Araújo, Luís Miguel Bernardo e Marisa Monteiro, será apresentada por Jorge Alves, Professor Catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e João Carlos Garcia, Professor Associado da FLUP.

A Criação da Aula Náutica do Porto

A obra

Em 1761, um grupo de comerciantes do Porto enviou ao rei D. José uma petição, solicitando autorização para construir e equipar duas fragatas que escoltassem os barcos de mercadorias que se dirigiam ao Brasil e os protegessem dos ataques dos corsários. Disponibilizavam-se a pagar as despesas de construção, através de um imposto de 2% sobre o valor das mercadorias entradas e saídas na Alfândega da cidade do Porto e suas anexas (Vila do Conde, Esposende, Viana, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença e Monção, Aveiro, Buarcos e Figueira da Foz). Pediam ainda que fosse a Junta Administrativa da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro a liderar o processo, incluindo a cobrança do imposto. O rei deferiu o pedido e como era necessário formar pessoal competente para equipar as fragatas foi criada uma Aula pública..

A Aula Náutica do Porto foi criada por alvará régio, em 30 de julho de 1762, sob a administração da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro. Teve continuidade em cursos de pilotagem e preparatórios para oficiais de Marinha, ministrados pela Academia Real da Marinha e Comércio e pela Academia Politécnica, institui­ções que antecederam a Universidade do Porto. Alguns dos testemunhos da existência e funcionamento desta Aula e dos cursos subsequentes foram reunidos na exposição 250 Anos da criação da Aula Náutica do Porto, patente ao público em duas salas do edifício histórico da Universidade, concebida e organizada pelo então Mu­seu de Ciência da Faculdade de Ciências (1996-2015).

Nesta edição, profusamente ilustrada, apresentam-se os resultados da investigação então conduzida para fundamentar os conteúdos da exposição, ela própria uma oportunidade para a Universidade do Porto mostrar à comunidade algumas peças do seu acervo histórico que haviam sido recentemente restauradas e que nos remetem para as suas raízes: a coleção de cartas náuticas e os dois imponentes globos oitocentistas.

Os autores

José Moreira de Araújo (1928-2020)

Licenciado em Ciências Físico-Químicas (Porto, 1949). Doutorado em Física Teórica (Manchester, 1955) e em Ciências Físico-Químicas (Porto, 1956). Professor Catedrático de Física (1960). Diretor do Laboratório de Física (1968-1975) e do Centro de Física (1963-1983). Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências do Porto (1978, 1988-1991). Consultor técnico do LFEN (1962-73). Vice-Presidente do Instituto de Alta Cultura (1971-1973). Membro da Comissão de Física (1976-1992) e Presidente do Conselho de Ciências Exatas (1989- 1992), do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC). Membro da Academia das Ciências de Lisboa (1963); sócio efetivo (1992). Presidente da Sociedade Portuguesa de Física (1975-1977, 1984-1986). Presidente da Co­missão de Publicações da Sociedade Europeia de Física (1984-1987). Membro da Comissão Científica e Técnica (Euratom) da União Europeia (desde 1988). Membro do corpo redatorial ou diretor de revistas portuguesas e internacionais. Autor de publicações especializadas, bem como sobre desenvolvimento da investigação e ensino da Física em Portugal e sobre história das instituições.

Luís Miguel Bernardo

Professor Catedrático aposentado do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da mesma universidade, obteve o mestrado e o doutoramento em Física na Universidade Estatal de Virgínia, nos EUA. Regressado a Portugal, realizou trabalhos de investigação em ótica física, tendo-se dedicado nos últimos anos à história da ciência e à divulgação científica. Exerceu o cargo de diretor do Museu de Ciência da Universidade do Porto.

Marisa Monteiro

Licenciada em Física (Ramo Educacional) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 1983. Le­cionou no Ensino Secundário até 1986, ano em que transitou para a carreira de técnico superior e passou a desempenhar funções no Instituto Geofísico da Universidade do Porto, apoiando as atividades de ensino e investigação. Desde 2000 que faz a curadoria das coleções de instrumentos científicos, até 2015, no Museu de Ciência, e atualmente, no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Tem publicado trabalhos de investigação sobre a origem, função e relevância das peças do acervo no contexto da História da Universidade do Porto e das instituições com ela relacionadas, bem como da História da Ciência. Tem colabora­do na conceção de exposições e elaboração dos conteúdos dos respetivos catálogos.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia para o endereço [email protected]

Este título está disponível na loja online da U.Porto Press.