Deverá dirigir-se à área de perguntas frequentes de candidatura a bolsas do site da DGES.
O estudante deverá aceder ao site dos SASUP > Candidatura a bolsas de estudo a estudantes do ensino superior (ano letivo 2022/2023) > formulário.
O estudante deverá enviar um e-mail para [email protected] anexando:
- Comprovativo de pagamento da passagem;
- Comprovativo do subsídio social de mobilidade atribuído aos cidadãos beneficiários, emitido pelos CTT.
Na Região Autónoma da Madeira, ao abrigo do «Programa Estudante Insular», ao estudante que adquira a viagem numa agência de viagens com protocolo com o Governo Regional da Madeira, é descontado desde logo no valor da passagem o valor do subsídio social de mobilidade. Para os estudantes que optem por esta modalidade:
- O comprovativo emitido pela agência de viagens (normalmente em forma de adiantamento ou crédito) substitui o comprovativo emitido pelos CTT;
- O valor do benefício anual de transporte corresponderá ao valor efetivamente pago e demonstrado pelo estudante, visto que já foi descontado o valor do subsídio social de mobilidade.
O estudante deverá enviar um email para [email protected] com o comprovativo de anulação de matrícula da faculdade.
Informações adicionais: Atribuição automática - Candidatos do CNA | DGES)
Os estudantes bolseiros deslocados a quem tenha sido concedido complemento de alojamento e que pretendam solicitar o mesmo benefício no mês de julho (de acordo com o disposto no Artigo 19.º, nº 6.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior), deverão, após a realização do ato académico no referido mês, formalizar o pedido aos SASUP, para o endereço de e-mail: [email protected].
O pedido deverá ser apresentado até 15 de outubro.
A prova documental emitida/confirmada pelos serviços académicos ou pelo orientador, deverá ter data do mês de julho ou posterior.
Sugerimos que utilizem o requerimento-modelo R.SB.43- Requerimento Pedido mês adicional do complemento de alojamento.
Deverá realizar as seguintes etapas:
- Realize a sua candidatura online;
- Aguarde pela análise da candidatura que os SASUP irão efetuar;
- A lista dos candidatos admitidos e não admitidos é publicada no site dos SASUP;
- Será contactado pela Unidade Orgânica proponente.
Para realizar a candidatura a uma bolsa de colaboradores é necessário estar inscrito na Universidade do Porto (licenciatura, mestrado ou mestrado integrado).
É condição de admissão que o rendimento anual per capita do próprio ou agregado não seja superior a 25 vezes o valor do indexante dos apoios sociais fixado para o ano em curso.
Não.
As candidaturas realizam-se no início de cada semestre. No primeiro semestre durante o mês de Setembro; e no segundo semestre, durante o mês de Fevereiro. A abertura das candidaturas é publicada no site dos SASUP e nas redes sociais (Facebook e Instagram).
No site dos SASUP, encontra-se disponível o link para preenchimento do formulário de candidatura (disponível aquando a publicação da notícia de abertura de candidaturas), inserindo o CV; a declaração de rendimentos (modelo 3 IRS) ou semelhante em caso de estudantes estrangeiros; e o comprovativo de inscrição na Universidade do Porto (print screen do SIGARRA serve como comprovativo).