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Bolsas

O estudante deverá aceder ao site dos SASUP > Candidatura a bolsas de estudo a estudantes do ensino superior (ano letivo 2022/2023) > formulário.

O estudante deverá enviar um e-mail para [email protected] anexando:

  • Comprovativo de pagamento da passagem;
  • Comprovativo do subsídio social de mobilidade atribuído aos cidadãos beneficiários, emitido pelos CTT.

Na Região Autónoma da Madeira, ao abrigo do «Programa Estudante Insular», ao estudante que adquira a viagem numa agência de viagens com protocolo com o Governo Regional da Madeira, é descontado desde logo no valor da passagem o valor do subsídio social de mobilidade. Para os estudantes que optem por esta modalidade:

  • O comprovativo emitido pela agência de viagens (normalmente em forma de adiantamento ou crédito) substitui o comprovativo emitido pelos CTT;
  • O valor do benefício anual de transporte corresponderá ao valor efetivamente pago e demonstrado pelo estudante, visto que já foi descontado o valor do subsídio social de mobilidade.

O estudante deverá enviar um email para [email protected] com o comprovativo de anulação de matrícula da faculdade.

Os estudantes bolseiros deslocados a quem tenha sido concedido complemento de alojamento e que pretendam solicitar o mesmo benefício no mês de julho (de acordo com o disposto no Artigo 19.º, nº 6.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior), deverão, após a realização do ato académico no referido mês, formalizar o pedido aos SASUP, para o endereço de e-mail: [email protected].

O pedido deverá ser apresentado até 15 de outubro.

A prova documental emitida/confirmada pelos serviços académicos ou pelo orientador, deverá ter data do mês de julho ou posterior.

Sugerimos que utilizem o requerimento-modelo R.SB.43- Requerimento Pedido mês adicional do complemento de alojamento.

Deverá realizar as seguintes etapas:

  1. Realize a sua candidatura online;
  2. Aguarde pela análise da candidatura que os SASUP irão efetuar;
  3. A lista dos candidatos admitidos e não admitidos é publicada no site dos SASUP;
  4. Será contactado pela Unidade Orgânica proponente.

Para realizar a candidatura a uma bolsa de colaboradores é necessário estar inscrito na Universidade do Porto (licenciatura, mestrado ou mestrado integrado).

É condição de admissão que o rendimento anual per capita do próprio ou agregado não seja superior a 25 vezes o valor do indexante dos apoios sociais fixado para o ano em curso.

Não.

As candidaturas realizam-se no início de cada semestre. No primeiro semestre durante o mês de Setembro; e no segundo semestre, durante o mês de Fevereiro. A abertura das candidaturas é publicada no site dos SASUP e nas redes sociais (Facebook e Instagram).

No site dos SASUP, encontra-se disponível o link para preenchimento do formulário de candidatura (disponível aquando a publicação da notícia de abertura de candidaturas), inserindo o CV; a declaração de rendimentos (modelo 3 IRS) ou semelhante em caso de estudantes estrangeiros; e o comprovativo de inscrição na Universidade do Porto (print screen do SIGARRA serve como comprovativo).