Em Portugal, o acesso equitativo ao Ensino Superior tem vindo a ser formalmente garantido. Contudo, a condição socioeconómica dos estudantes e suas famílias continua a apresentar-se como uma forte condicionante, efeito da meritocracia, cujo enfoque na competência e nos resultados escolares/académicos favorece aqueles que apresentam melhores condições.
Os SASUP executam políticas de ação social que garantem a inclusão dos estudantes no ensino superior, independentemente da sua origem socioeconómica, promovendo assim o acesso equitativo a uma educação de qualidade.
Cientes dos desafios que se colocam aos estudantes e suas famílias, os SASUP reconhecem a importância da implementação de projetos sociais inovadores que incluam a formalização de parcerias com entidades da comunidade, criando fontes alternativas de financiamento, compensando os encargos suportados pela família na frequência do ensino superior (propinas, alojamento, alimentação, transporte, materiais pedagógicos, entre outros).
Desta premissa surgiu a criação do Programa UPTrust, que se a traduz na promoção e reforço de novos protocolos de colaboração com instituições que sustentam as suas políticas de responsabilidade social num conjunto de compromissos e na disponibilidade para a atribuição de apoios supletivos aos formatos de apoio social disponibilizados pelo Estado, considerando critérios de avaliação da situação socioeconómica e de mérito académico.