Avançar para conteúdo principal

Alojamento

Aos estudantes que beneficiam da bolsa da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), que têm prioridade na atribuição do alojamento.

Os estudantes de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado que não beneficiem de bolsa de estudo, apenas poderão usufruir de alojamento mediante a existência de vagas depois de terminado o processo de atribuição aos estudantes do 1º ano.

Os estudantes de mobilidade, internacionais de 2º ciclo, doutoramento, pós-doutoramento e investigadores de institutos associados à U.Porto podem usufruir de alojamento, em residência universitária.

Para se candidatar a alojamento apenas precisa de ter em sua posse as credenciais de acesso ao Sistema de Informação da Universidade do Porto (SIGARRA), que serão disponibilizadas pela faculdade.

Para o efeito não é necessário anexar qualquer documentação. No caso de desejar acrescentar qualquer elemento que julgue importante, pode fazê-lo no campo “Outras informações”.

Para se candidatar a alojamento poderá remeter um pedido para candidatura fora de prazo via e-mail para [email protected].

Sendo elegível para a candidatura à bolsa de estudo da DGES e estando a frequentar um curso de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado na Universidade do Porto.

A candidatura a alojamento deve ser submetida desde o dia 1 até 31 de maio, imediatamente anterior ao início do ano letivo.

Deve efetuar os passos seguintes:

  1. Preencha e submeta a candidatura no Portal dos SASUP;
  2. A sua candidatura será analisada pelos SASUP;
  3. Os resultados serão comunicados por e-mail.

Deve efetuar os passos seguintes:

  1. Preencha e submeta a candidatura no Portal dos SASUP;
  2. Envie à Unidade de Alojamento um e-mail com a declaração de IRS preenchida;
  3. A sua candidatura será analisada pelos SASUP;
  4. Os resultados serão comunicados por e-mail.

Deve efetuar os passos seguintes:

  1. Envie o comprovativo de matrícula por e-mail;
  2. O seu pedido ficará em lista de espera;
  3. Será contactado logo que exista disponibilidade de alojamento.

No caso dos estudantes já inscritos na Universidade do Porto, o resultado da candidatura a alojamento é comunicado via e-mail entre a última semana de junho e a primeira de julho.

Após a matrícula, apartir da data de divulgação dos resultados do Concurso Nacional deAcesso ao Ensino Superior e até 31 de outubro.

Os estudantes serão informados do resultado da candidatura depois de terminado o prazo para a mesma. Os estudantes que solicitem urgência no resultado da candidatura, serão informados após a receção da documentação acima descrita.

O alojamento em Residência Universitária é prioritário para estudantes bolseiros da DGES, no entanto, excecionalmente, são admitidos estudantes internacionais.

Os estudantes internacionais de 1º ciclo (licenciatura e três primeiros anos de mestrado integrado) poderão submeter a candidatura online no portal dos SASUP, nos prazos de candidatura dos estudantes nacionais ou equiparados, contudo, candidatam-se como estudantes não bolseiros, pelo que não têm prioridade no acesso a alojamento em residência universitária.

Os estudantes internacionais de 2º ciclo (mestrado e 3º e 4º anos de mestrado integrado) deverão enviar e-mail com o comprovativo de matrícula para o Serviço de Alojamento – [email protected]. Os pedidos são atendidos por ordem de chegada, tendo em conta o tipo de quarto solicitado e o período de permanência.

Sim, pode candidatar-se a alojamento em Residência Universitária. Para efetuar a candidatura deverá enviar e-mail com o comprovativo de matrícula para o Serviço de Alojamento – [email protected].

Os pedidos são atendidos por ordem de chegada, tendo em conta o tipo de quarto solicitado e o período de permanência.

Sim, pode candidatar-se a alojamento em Residência Universitária. Para efetuar a candidatura deverá enviar e-mail com o comprovativo de realização de investigação num dos institutos associados à U. Porto para o Serviço de Alojamento – [email protected].

Os pedidos são atendidos por ordem de chegada, tendo em conta o tipo de quarto solicitado e o período de permanência.

Sim, para o efeito deverá manifestar o seu interesse no formulário de candidatura ao programa de mobilidade, que irá preencher no site da U.Porto. As vagas são atribuídas de acordo com a data de aceitação no programa de mobilidade.

Todos os estudantes de nacionalidade portuguesa, ou equiparados, dispõem de reserva até ao fim do mês de junho, no entanto, se pretenderem sair em data anterior à prevista, deverão comunicar ao Serviço de Alojamento a data em que pretendem sair da residência e contactar a governanta antes da data de saída para efetuarem a verificação do inventário e entregarem as chaves ou desativarem o cartão de acesso.

Se pretender sair em data anterior à prevista, deverá comunicar ao Serviço de Alojamento a data em que pretende sair da residência com uma antecedência mínima de 15 dias e contactar a governanta antes da data de saída para efetuar a verificação do inventário e entregar as chaves ou desativar o cartão de acesso.

Para efeitos de prorrogação da estadia deverá remeter o respetivo pedido via e-mail para a Unidade de Alojamento - [email protected] – e anexar o comprovativo de prorrogação do período de estudos ou de investigação.

A partir do momento em que deixa de ter vínculo com a Universidade do Porto deverá, obrigatoriamente, abandonar a residência. Se porventura, o tipo de vínculo com a Universidade do Porto se alterar, deverá contactar o Serviço de Alojamento – [email protected] – no imediato.

O estudante deverá enviar um email para o Serviço de alojamento - [email protected] - com a data pretendida.

O estudante deverá enviar um email para o Serviço de alojamento - [email protected] - com a residência pretendida.

Não. O valor da mensalidade é sempre o mesmo, independentemente do quarto ou Residência. Este valor é fixado pela Lei 71/2017 de 16 de agosto e corresponde a 17,5% do Indexante de Apoios Socias.

Deve consultar a tabela de preços que se encontra disponível no site dos SASUP.

Os estudantes com acesso ao SIGARRA devem aceder à sua página e no menu do lado direito selecionar conta corrente > noutras instituições > SASUP.

Em seguida, devem gerar a referência Multibanco para pagamento das mensalidades em débito.

Os estudantes devem contactar o Serviço de alojamento - [email protected] - e solicitar o envio da referência multibanco. Após efetuarem o pagamento poderão solicitar o respetivo recibo.

Os estudantes devem contactar o Serviço de alojamento - [email protected] – e solicitar o envio dos dados para transferência bancária. Após efetuar a transferência deverá enviar o comprovativo para o Serviço de alojamento. O recibo será enviado por email.

Os estudantes, candidatos a bolsa de estudo, deverão proceder ao pagamento do alojamento após receberem a bolsa pela primeira vez.

O alojamento deverá ser liquidado até dia 30 de cada mês devendo os estudantes efetuar o pagamento do alojamento de acordo com a mensalidade de bolsa recebida.

Os estudantes que não usufruam de bolsa da DGES deverão pagar as duas primeiras mensalidades aquando da admissão na Residência. Os restantes meses deverão ser liquidados com um mês de antecedência.

O estudante deverá enviar um email para o Serviço de alojamento - [email protected] - indicando a finalidade da declaração.