U.Porto Press promove lançamento de textos inéditos de Fernando Pessoa

U.Porto Press promove lançamento de textos inéditos de Fernando Pessoa

Envelopes Filosóficos: Filosofia & Heteronímia, obra dedicada a Fernando Pessoa, será apresentada ao público a 18 de março, a partir das 18h30, no Auditório da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto).

Com esta edição conjunta, a U.Porto Press e o Instituto de Filosofia da U.Porto publicam textos inéditos de Fernando Pessoa, assinados por si próprio, ou pelos seus heterónimos, reveladores da dimensão filosófica da sua escrita e das suas múltiplas personalidades.

A apresentação da obra ficará a cargo de Renato Janine Ribeiro, docente de Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e antigo Ministro da Educação do Brasil.

Na sessão marcarão também presença Maria Celeste Natário, Professora Associada do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da U.Porto, e Nuno Ribeiro, Investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, da Universidade Nova de Lisboa, dois dos coordenadores da publicação.

A entrada é livre.

SOBRE A OBRA

O Espólio de Pessoa encontra-se dividido em envelopes, contendo uma quantidade variável de documentos.

Segundo Maria Celeste Natário, estes “Envelopes (…) constituíram base de reflexão para Seminários Abertos de Filosofia em Portugal, que decorreram em 2022”, na FLUP, tendo como convidados os investigadores Nuno Ribeiro, Cláudia Souza e Paulo Borges, “conhecidos hermeneutas da obra pessoana, designadamente no âmbito filosófico”.

“Os textos reunidos na presente edição foram transcritos diretamente do espólio de Fernando Pessoa”, atualmente na Biblioteca Nacional de Portugal, “bem como de testemunhos impressos que contêm os textos publicados em vida por Pessoa”, indicam Nuno Ribeiro e Cláudia Souza.

Fac-símile de um trecho filosófico destinado à Introdução ao Estudo da Metafísica assinado por António Mora [BNP/E3, 12ⁱ — 36]. [p. 116 do livro]
Para além de revelar uma faceta menos conhecida da obra de Pessoa – a dimensão da sua escrita enquanto pensador filosófico – Envelopes Filosóficos: Filosofia & Heteronímia mostra que o autor, na redação dos seus textos, “ao mesmo tempo que constrói filosofia, se desdobra noutros eus, (…) noutras personalidades que pensam, produzem e assinam importantes reflexões filosóficas”, assinalam.

Para Maria Celeste Natário, este volume “contribuirá para recolocar a obra pessoana no universo da Filosofia”, sendo este “o espaço, por excelência, onde o seu pensamento se inscreve”.

Este título está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.

SOBRE OS COORDENADORES

Nuno Ribeiro é Investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT, NOVA – FCSH). Doutorou-se em Filosofia com uma tese intitulada Tradição e Pluralismo nos Escritos Filosóficos de Fernando Pessoa.
Cláudia Souza é doutora em literaturas de língua portuguesa e Investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (ULisboa).
Paulo Borges é Professor no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da ULisboa e Investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade.
Maria Celeste Natário é Professora Associada no Departamento de Filosofia da FLUP, onde se doutorou. Coordena o Grupo de Investigação “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal” no IFUP, onde tem promovido o diálogo entre Filosofia e Culturas de Língua Portuguesa e entre Filosofia e Literatura.