U.Porto Press lança três títulos no centenário do nascimento de José Saramago

Ver Cegueira Adentro. 100 Anos de José Saramago, Outra Vez a Sonhar e Querida Blimunda são três títulos com a chancela da U.Porto Press, publicados no ano em que se celebra o centenário do nascimento de José Saramago.

Este triplo lançamento terá lugar hoje, dia 21 de abril, pelas 18h00, nas Galerias I e II da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto), e integra a sessão de inauguração da exposição Ver Cegueira Adentro – 100 Anos de José Saramago, de Agostinho Santos que, assim, cumpre uma promessa feita ao Prémio Nobel da Literatura, com uma exposição que reúne pintura, escultura, desenho e livros de artista. Mais de 100 obras, agora expostas pela primeira vez, e com curadoria de Valter Hugo Mãe.
Na sessão marcará presença a filha de José Saramago.

Ver Cegueira Adentro. 100 Anos de José Saramago, catálogo da exposição homónima, insere-se na Coleção Atelier da U.Porto Press e apresenta textos de Pilar del Río, Valter Hugo Mãe, João Tordo, José Rui Teixeira e Maria de Lourdes Pereira.
“São textos de uma grande sensibilidade estética”, como defende Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura, Museus e U.Porto Press, “que iluminam o universo fantástico que Agostinho Santos construiu e onde força o encontro de personagens que habitam diferentes livros de Saramago”.

Outra Vez a Sonhar e Querida Blimunda são dois livros de artista de Agostinho Santos, que agora se juntam à Coleção Concertina da Editora da Universidade do Porto.

Para Fátima Vieira, “através destas publicações os visitantes da exposição poderão levar um pouco da inquietude de Agostinho Santos para casa. As obras de Agostinho têm este efeito magnético em nós: espantam-nos – chocam-nos, quase, num primeiro momento –, mas depois de compreendermos as suas chaves de leitura interpelam-nos constantemente”.

Estes títulos estarão à venda hoje, na inauguração da exposição, com 10% de desconto sobre o preço de capa. Em breve poderão ser adquiridos na loja online da U.Porto Press.

SOBRE AGOSTINHO SANTOS

Agostinho Santos (Vila Nova de Gaia, 1960) é pintor, curador, escritor e jornalista. É doutorado em Museologia pela Faculdade de Letras e pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) e mestre em Pintura pela FBAUP.
É diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia, presidente do Conselho de Administração de Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural e mentor do projeto Museu de Causas/Coleções Agostinho Santos.
Realizou mais de 100 exposições individuais e participou em mais de 500 mostras coletivas em Portugal e no estrangeiro.
É autor de vários livros de jornalismo, poesia e pintura.