U.Porto Press lança livro sobre pensamento e modelos utópicos na atualidade

Utopian Possibilities: Models, Theories, Critiques, publicação que aborda o papel dos modelos utópicos nas sociedades modernas, é uma edição conjunta da U.Porto Press e do Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS).

O lançamento desta obra, publicada na coleção Transversal da Editora da Universidade do Porto, decorrerá no próximo dia 12 de março, a partir das 18h00, no Auditório da Casa Comum, à Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto).

A sessão será presidida por Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura, Museus e U.Porto Press. Contará, ainda, com intervenções de Liam Benison, Investigador Doutorado do CETAPS, de Cristina Gil, Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e membro do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica (Lisboa), onde fundou o Deaf Studies Lab., e de José Eduardo Reis, docente aposentado da Universidade das Trás-os-Montes e Alto Douro e Investigador do Instituto da Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da U.Porto.

A entrada é livre.

SOBRE A OBRA

Reunindo 38 ensaios de autores diversos, organizados em nove áreas temáticas, e reportando-se a modelos utópicos propostos desde o Renascimento até à atualidade, este volume propõe-se explorar o poder da imaginação utópica e submeter a análise e crítica velhos e novos modelos.

Nas palavras de Liam Benison, organizador do livro, o que une estes 38 ensaios é a reflexão sobre a forma como “o conhecimento foi usado no passado, e poderá ser usado no futuro, para a construção de uma sociedade inclusiva que proporcione felicidade e bem-estar a todos os cidadãos”.

“Yinka Shonibare CBE, Installation view, Gallantry and Criminal Conversation, 2002. (…) Image courtesy of Brooklyn Museum. Photo: Christine Gan”. [p. 38 do livro]
Liam Benison realça, contudo, que “Enquanto a imaginação utópica assume, por definição, uma visão mais positiva do futuro, a concretização de mudanças inspirada por visões utópicas não será sempre globalmente vista como positiva”.

Utopian Possibilities: Models, Theories, Critiques constitui-se como uma introdução à versatilidade do pensamento utópico, que interessará tanto a estudantes como aos que se dedicam à área de estudos sobre a utopia. Oferece esperança num momento de crise social, ambiental e tecnológica, ajudando a perscrutar caminhos para um futuro melhor através de um diálogo aberto e agregador de múltiplas perspetivas.

Este título está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.

SOBRE O ORGANIZADOR

Liam Benison tem uma licenciatura e um mestrado em poesia medieval inglesa pela Universidade de Melbourne. Após um período de trabalho em Londres, como editor, regressou à academia para fazer um Erasmus Mundus Joint Doctorate, tendo como instituições anfitriãs as Universidades do Porto e de Kent.
O seu projeto atual, “Privutopia”, que explora representações de privacidade no início da Europa moderna em textos utópicos, paratextos e mapas, beneficia do financiamento e do Selo de Excelência Marie Skłodowska-Curie.
É Investigador no Departamento de Culturas e Civilizações da Universidade de Verona, do CETAPS (Universidades do Porto e Nova de Lisboa, integrando a equipa do Digital Lab) e do Centre for Privacy Studies da Universidade de Copenhaga.