U.Porto Press lança “A Solução Final”

“Não sou historiador e este também não é um livro de História, mas de ficção histórica”, é assim que Orfeu Bertolami, físico e Professor Catedrático do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, carateriza a sua mais recente obra.

A Solução Final
, título publicado pela U.Porto Press, será lançado esta sexta-feira, 18 de junho, pelas 18h00, numa sessão a decorrer no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

A apresentação da obra ficará a cargo de Cândido da Agra, Professor Emérito da Universidade do Porto, na qual foi docente e diretor da Faculdade de Direito, onde fundou a Escola de Criminologia.

A trama de A Solução Final situa-se na Europa dos tempos da Segunda Guerra Mundial e desenvolve-se em torno da Alemanha nazi e da sua política de extermínio, traduzindo-se numa versão alternativa para a História do mundo.

Segundo o autor, “É claríssimo, hoje, que se não tivessem acontecido os desenvolvimentos científicos, a guerra poderia ter-se prolongado. Nessas circunstâncias, teria um final completamente diferente e provavelmente arrastar-se-ia por muitos mais anos, causando muito mais destruição e sofrimento”.

“No meu livro, a Alemanha resistiu um bocadinho mais e, devido ao fanatismo dos seus líderes e ao doutrinamento da sua população, não haveria outra hipótese de terminar a guerra que não o recurso à arma nuclear”, defende Orfeu Bertolami.

A propósito desta obra ficcional o autor destaca, ainda, que “mesmo os países que fazem parte daquilo que nós acreditamos ser a ‘liga dos países civilizados’ podem seguir percursos extraordinariamente perigosos e subverter completamente a lógica humanista que nós pensávamos ser subjacente a todas as civilizações humanas”.

SOBRE O AUTOR

Orfeu Bertolami nasceu em São Paulo, Brasil, em 1959. Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo em 1980, obteve o mestrado no Instituto de Física Teórica em São Paulo em 1983, o Grau Avançado em Matemática em 1984 e o doutoramento em Física Teórica em 1987, respetivamente nas Universidades de Cambridge e Oxford, no Reino Unido. Desenvolveu atividades de investigação no Institut für Theoretische Physik em Heidelberg (1987 – 1989), no Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) (1993 – 1995) em Genebra, na secção de Turim do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (1994) e na Universidade de Nova Iorque (1999).
É Professor Catedrático no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Publicou mais de 365 artigos científicos, dos quais mais de 205 em revistas especializadas com arbitragem nas áreas da astrofísica, cosmologia, física e propulsão espacial, gravitação clássica e quântica, teorias de cordas quânticas e sobre a física do Sistema Terrestre. Já apresentou mais de cinco dezenas de palestras como convidado em conferências internacionais e mais de duas centenas de seminários especializados em universidades e centros de investigação na Europa, Rússia, Coreia, Japão, China, Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.

Dos títulos editados pela U.Porto Press, é coorganizador e coautor de Do Big Bang ao Homem e coautor de Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea, publicados em 2015 e 2016, respetivamente.
Foi galardoado com um prémio da Gravity Research Foundation dos Estados Unidos em 1999, com o Prémio União Latina de Ciência em 2001 e com o Prémio Universidade Técnica de Lisboa/Santander Totta de excelência científica nas áreas de Biofísica e Física em 2007.
A sua voraz paixão pela literatura teve início há cerca de cinquenta anos e nunca se dissipou. Publicou livros de contos, poemas e de prosa poética. A Solução Final é a sua mais recente publicação.

Autores Relacionados

Orfeu Bertolami