Revista scopio ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM | ‘UTOPIA’: submissão de propostas até 9 de outubro

A ideia de que “as utopias oferecem visões de um futuro melhor, devendo, por isso, ser vistas como parte de nossa realidade e não pensadas fora dela” foi sustentada pelo filósofo alemão Ernst Bloch na sua obra seminal ‘O princípio esperança’. As utopias são, neste sentido, imagens ilusórias que nos direcionam para possibilidades reais e nos ajudam a construir um caminho de transformação social.

O volume 0 do ciclo temático ‘Utopia’ da Revista scopio Arquitetura, Arte e Imagem procura repensar o papel da Utopia nas sociedades democráticas complexas em que vivemos e, em particular, no universo da Arquitetura, Arte e Imagem.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

A Revista scopio Arquitetura, Arte e Imagem aceita propostas para o ciclo temático ‘Utopia’ que revelem o potencial da Imagem como meio capaz de cruzar e deslocar fronteiras entre diversas áreas temáticas, nomeadamente as da Arquitetura e da Arte; sejam inspirados por noções amplas de criatividade, inovação e cibernética como formas de impulsionar processos de co-evolução social e institucional; e explorem o potencial do mundo da Utopia e da Imagem para questionar e abordar, de forma inventiva, problemas transversais que afetem a Arquitetura, a Arte e a Imagem. Estando embora recetivos ao acolhimento de trabalhos individuais, incentivamos à criação de equipas multidisciplinares.
A Equipa Editorial submeterá os artigos teóricos a um processo cego de revisão por pares e os ensaios visuais a uma revisão pelos Editores e/ou um Revisor.
Para submeter a proposta, os autores devem proceder ao registo na plataforma scopio Magazine AAI OJS e submeter através da plataforma o artigo teórico (entre 3000 a 6000 palavras) ou ensaio visual (entre 6 a 8 páginas, acrescidas de texto entre 500 a 1000 palavras).

DATAS IMPORTANTES

Até 1 de setembro de 2023 | Receção de propostas  – PRAZO ALARGADO ATÉ 9 DE OUTUBRO
Outubro de 2023 | Decisão dos editores sobre as propostas
Até 1 de dezembro de 2023 | Submissão das propostas finais
Dezembro de 2023 | Publicação do volume

EQUIPA EDITORIAL

Pedro Leão Neto [editor coordenador] | Maria Neto [editora executiva] | David Leite, Fátima Vieira, Isa Clara Neves, José Carneiro, Maria Neto, Mário Mesquita, Miguel Leal e Pedro Leão Neto [editores]

SOBRE A REVISTA

scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem é uma iniciativa do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em colaboração com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS/FBAUP) e o Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS/FLUP/NOVAFCSH). Tem a chancela dupla da U. Porto Press e scopio Editions.

Trata-se de uma publicação científica internacional de acesso aberto, anual e com revisão por pares. Constituída por uma equipa interdisciplinar nos seus Conselhos Editorial e Científico, a publicação periódica encarna um espaço dinâmico de informação centrado na divulgação das áreas de estudo relacionadas com Arquitetura, Arte e Imagem, sendo estas temáticas compreendidas de uma forma abrangente e interdisciplinar, integrando diversos centros de investigação.

A publicação física e online visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate, nomeadamente para (re)pensar Arquitetura, Arte e Imagem na contemporaneidade. A revista scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem terá anualmente uma temática geral, estruturada em diferentes secções, permitindo aos leitores viajar entre os mundos da Arquitetura, da Arte e da Imagem através de múltiplas perspetivas e focos temáticos.

apresentação pública da revista científica scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem, realizou-se no dia 5 de junho de 2023, na Casa Comum, à Reitoria da Universidade do Porto.

Poderá obter informações adicionais através do endereço [email protected].